???iracessibilidade???
???inicioConteudo???

Banca de DEFESA: JURANDIR CAVALCANTE LACERDA JÚNIOR

2024-03-09 11:01:12.374

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: JURANDIR CAVALCANTE LACERDA JÚNIOR
DATA: 13/03/2024
LOCAL: meet.google.com/eot-hosi-rjm
TÍTULO: Alocação de Recursos em Redes Ópticas Elásticas com Multiplexação por Divisão Espacial Considerando Limitações da Camada Física
PALAVRAS-CHAVES: redes ópticas elásticas. multiplexação por divisão espacial. fibras multi-núcleos. roteamento, escolha de modulação, alocação de núcleo e espectro. limitações de camada física.
GRANDE ÁREA: Ciências Exatas e da Terra
ÁREA: Ciência da Computação
RESUMO: Nos últimos anos, a comunidade cientifica tem apontado as redes ópticas elásticas com multiplexação por divisão espacial (space-division multiplexed elastic optical networks (SDM-EONs)) para compor a infraestrutura das redes de transporte e atender a crescente demanda de tráfego dos usuários. Nas SDM-EONs baseadas em fibras multi-núcleos, a fibra óptica é dividida em vários núcleos e cada núcleo possui seu próprio espectro óptico. Uma questão fundamental no funcionamento de uma SDM- EON é a alocação de novos caminhos ópticos a partir de chegadas de requisições para novas conexões. Esta questão está relacionado ao problema de alocação de recursos conhecido como problema de roteamento, escolha de modulação, alocação de núcleo e espectro (routing, modulation, core, and spectrum assignment (RMCSA)). Um dos desafios para resolver o problema RMCSA são as limitações da camada física da rede. As limitações de camada física impactam diretamente na qualidade de transmissão dos caminhos ópticos da rede. Dentre as várias limitações de camada física, destacam-se o crosstalk inter-núcleo, o ruído ASE e as interferências não-lineares. Neste contexto, o objetivo desta Tese é propor algoritmos para resolver o problema de alocação de recursos em SDM-EONs baseadas em fibras multi-núcleos, considerando as limitações da camada física da rede. Como contribuições são propostos cinco algoritmos: o algoritmo de balanceamento de espectro (ABE); o algoritmo de balanceamento de núcleo (ABN); o algoritmo com aprendizado de máquina para escolha de núcleo (AMN); o algoritmo ciente de crosstalk para alocação de núcleo e espectro (ACiNE); e o algoritmo ciente de limitações intra e inter núcleo para escolha de modulação, núcleo e espectro (CIA-MCSA). Os algoritmos propostos são submetidos a um processo de avaliação de desempenho que considera diferentes formatos de modulação, o funcionamento em diferentes topologias de redes, em fibras ópticas multi-núcleos com diferentes coeficientes de acoplamento, cenários de tráfego dinâmico e com demandas por taxa de bits heterogêneas entre os clientes. Os resultados numéricos mostram bom desempenho dos algoritmos propostos em termos de probabilidade de bloqueio de circuito e probabilidade de bloqueio de banda, quando comparados a outras propostas da literatura.
Presidente - 803.957.673-34 - ANDRE CASTELO BRANCO SOARES
Interno - 407686 - ANSELMO CARDOSO DE PAIVA