???iracessibilidade???
???inicioConteudo???

Banca de PROPOSTA DE TESE/DISSERTAÇÃO: THIAGO NELSON FARIA DOS REIS

2024-03-09 11:02:54.163

Uma banca de PROPOSTA DE TESE/DISSERTAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: THIAGO NELSON FARIA DOS REIS
DATA: 19/04/2024
LOCAL: Remota via Google Meet
TÍTULO: Sustentabilidade na Nuvem: Investigando o Consumo de Energia em Ambientes de Computação em Nuvem
PALAVRAS-CHAVES: Computação em Nuvem Verde; Eficiência Energética; Estratégias de otimização energética; Impacto ambiental; Tecnologias de redução de consumo energético.
GRANDE ÁREA: Ciências Exatas e da Terra
ÁREA: Ciência da Computação
RESUMO: Esta tese explora a crescente relevância da computação em nuvem no cotidiano e no contexto empresarial, destacando a importância de abordagens proativas para mitigar seu impacto ambiental. A computação em nuvem verde constitui uma iniciativa importante para reduzir o consumo de energia e as emissões de CO2 associadas à nuvem, sem comprometer sua funcionalidade e desempenho. O foco principal deste trabalho é avaliar a eficácia de algoritmos de escalonamento de recursos em data centers de computação em nuvem e desenvolver uma metodologia inovadora para calcular scores de eficiência energética e classificar o desempenho energético. Utilizando o ambiente de simulação CloudSim Plus, quatro algoritmos - Round Robin (RR), Dynamic Voltage and Frequency Scaling (DVFS), Particle Swarm Optimization (PSO) e Ant Colony System (ACS) – e as compara através de 800 simulações. Além das simulações, a metodologia envolveu a análise dos dados através de técnicas estatísticas rigorosas, incluindo o uso da tabela T-Student, e a criação de um índice de desempenho energético derivado dos resultados obtidos. A pesquisa também incorporou inteligência artificial, especificamente classificadores baseados em redes neurais, para aprimorar a classificação dos níveis energéticos. Os resultados indicaram uma redução significativa no consumo de energia e emissões de CO2 - aproximadamente 55% - e uma melhoria na eficiência de custo de alocação de máquinas virtuais, em torno de 28%. O estudo demonstra que a adoção de estratégias de escalonamento inovadoras e a implementação de um modelo quantitativo de avaliação energética podem otimizar significativamente a eficiência da computação em nuvem. Além disso, a proposta de um novo cálculo de scores e a criação de uma escala de nível energético oferecem ferramentas valiosas para a otimização e sustentabilidade em data centers.
Presidente - 1178141 - MARIO ANTONIO MEIRELES TEIXEIRA
Interno - 407686 - ANSELMO CARDOSO DE PAIVA