???iracessibilidade???

DISCENTE: MORGANA ALBUQUERQUE SOUSA
DATA: 26/09/2023
LOCAL: ONLINE - VIA GOOGLE MEET
TÍTULO: Radiojornalismo de proximidade: o rompimento das fronteiras geográficas por meio do quadro Conexão Açaí-Cuxá (Parauapebas/PA-Imperatriz/MA)
PALAVRAS-CHAVES: Radiojornalismo. Rádio local. Imperatriz. Parauapebas. Conexão Açaí-Cuxá.
GRANDE ÁREA: Ciências Sociais Aplicadas
ÁREA: Comunicação
RESUMO: Em busca de compreender a proximidade entre Imperatriz (MA) e Parauapebas (PA), esta pesquisa analisou o quadro Conexão Açaí-Cuxá, apresentado dentro do programa Alerta 96 da Rádio Arara Azul FM (96,9) em Parauapebas (PA), que entra em cadeia com o programa Rádio Alternativo da Nativa FM (99,5) de Imperatriz (MA). O link ao vivo une os municípios pelas ondas sonoras por aproximadamente dez minutos, apresentando notícias de ambas as cidades, de segunda a sexta-feira, por volta das 10 horas. A fusão radiofônica ocorre há 13 anos, o que pressupõe uma relevância do quadro para o público-ouvinte. Partindo disso, questiona-se: Como um programete aproxima duas cidades distantes geograficamente e se mantém no ar há 13 anos? Para responder a esse questionamento, a pesquisa de natureza qualitativa e descritiva foi desenvolvida em três etapas: uma delas foi a audição de alguns programetes, que foram ao ar em sete semanas dos anos de 2021 a 2022, observando o tipo de conteúdo divulgado. A fim de compreender a rotina de produção e como são definidas as informações para serem transmitidas, fizemos uma observação participante nas duas emissoras. Em um terceiro momento, foram realizadas entrevistas semiestruturadas (MARTINO, 2018) com os apresentadores do quadro: Elson Brito, Arimatéia Júnior e Demerval Moreno, e com o político e proprietário das emissoras, Raimundo Cabeludo, para compreender como ele percebeu a necessidade de troca de informação entre os municípios. O conceito principal que norteia a discussão é o de jornalismo local, o qual será abordado sob a perspectiva de proximidade da informação (PERUZZO, 2005; CAMPONEZ, 2011; AVRELLA, 2014; COMASSETTO, 2007; DORNELLES, 2010). Das 35 edições do total de semanas selecionadas para serem analisadas, apenas 24 foram exibidas. Destas, chegou-se a um corpus de 233 informações repassadas no quadro, divididas entre notícias e destaques. Foram 156 notícias mapeadas, no qual 76% não foram identificadas as fontes. Ao longo das edições analisadas, percebeu-se a presença de nove editorias no quadro. A de polícia é a mais presente, seguida de geral, política e saúde. Há uma diferença considerável na seleção de informações locais e regionais das duas emissoras. Enquanto Parauapebas apresentou 68 informações locais, Imperatriz apresentou somente 34. Nas informações regionais, Imperatriz possui um número um pouco mais elevado, 67. E Parauapebas contabiliza 44. O quadro é um exemplo do radiojornalismo de proximidade, entretanto, o principal tipo de proximidade identificado foi entre as cidades que fazem a conexão. As proximidades dos conteúdos das informações divulgadas no quadro são com os respectivos públicos das cidades de cada emissora. Ou seja, a proximidade entre a Arara Azul FM e o público-ouvinte de Parauapebas e proximidade entre a Nativa FM e o público-ouvinte de Imperatriz. Sendo assim, o público-alvo do Conexão Açaí-Cuxá são pessoas que possuem vínculo afetivo com uma dessas cidades e se interessam em saber sobre seus contextos, ainda que estejam fora delas. Dessa forma, o quadro depende desse público para se manter no ar por treze anos.
Interno - 025.843.919-02 - ELAINE JAVORSKI SOUZA
Presidente - 3058769 - IZANI PIBERNAT MUSTAFA