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Banca de QUALIFICAÇÃO: ÉLIDA SILVA BRANDÃO

2023-12-05 11:33:27.562

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: ÉLIDA SILVA BRANDÃO
DATA: 15/12/2023
HORA: 16:00
LOCAL: Sala do PPGCOMPro
TÍTULO: PROPOSTA DE METODOLOGIA DE RELACIONAMENTO COMUNITÁRIO COM BASE NA ESCUTA ATIVA E AFETIVA NA ÁREA ITAQUI-BACANGA, EM SÃO LUÍS (MA)
PALAVRAS-CHAVES: Relacionamento; Comunidades; Escuta Afetiva.
PÁGINAS: 71
GRANDE ÁREA: Ciências Sociais Aplicadas
ÁREA: Comunicação
RESUMO: O presente trabalho tem como objetivo apresentar o desenvolvimento da pesquisa que busca propor uma metodologia de relacionamento comunitário, com base na escuta ativa e afetiva, a partir do estudo da geração de diálogo social na Área Itaqui-Bacanga, em São Luís - Maranhão, por profissionais de comunicação que operam na área de Relações com Comunidades da mineradora Vale. O objeto empírico para o estudo de caso será́ constituído pelas práticas de escuta ativa adotadas no relacionamento comunitário e serão utilizadas técnicas de observação direta durante as imersões em campo, segundo Marconi e Lakatos (2005). Optamos por uma abordagem descritiva, analítica e exploratória, que possibilita maior aproximação com o cotidiano e com as experiências vividas pelos próprios sujeitos. Serão utilizadas técnicas de coleta de dados, tais como o questionário e a observação sistemática, além da cartografia (Passos; Kastrup; Tedesco, 2014). Nesta pesquisa, percebe-se a necessidade de investimentos em estratégias assertivas para o diálogo com a sociedade. A tendência é de que sejam co- construídas alternativas que, de fato, atendam às demandas de moradores vizinhos a empreendimentos, levando-se em conta as situações de vida e as especificidades de cada localidade. Por essas razões, acredita-se que podemos ter um mapeamento de práticas comunicativas (França, 2004) com base não somente na escuta ativa, mas também na escuta afetiva, pressupondo que tais iniciativas podem engajar comunidades. Entendemos que se faz necessária uma comunicação que equilibre os interesses das empresas e as causas dos stakeholders, com o olhar para aquilo que move, engaja e interessa às partes envolvidas, com interações a partir do diálogo livre entre sujeitos (Henriques, 2007). Nesse contexto, ressaltamos que os resultados apresentados na pesquisa pretendem contribuir com o aperfeiçoamento das atividades desenvolvidas, bem como ampliar o olhar para o processo de escuta ativa e afetiva para que o caminho da geração de valor compartilhado seja percorrido e qualifique as demandas sociais, contribuindo para seu atendimento efetivo e desenvolvimento comunitário.
MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1702717 - FLAVIA DE ALMEIDA MOURA
Interno - 2867927 - MELISSA SILVA MOREIRA RABELO
Externo ao Programa - 2280386 - ROSINETE DE JESUS SILVA FERREIRA

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