???iracessibilidade???

2024-03-25 19:30:13.195

DISCENTE: PAMELA RIOLI RIOS BUSSINGUER
DATA: 26/03/2024
LOCAL: UFMA, Unidade Bom Jesus, Sala de Videoconferência, e link: https://meet.google.com/zwr-adfj-cca
TÍTULO: LEISHMANIOSE TEGUMENTAR: ASPECTOS CLÍNICOS, EPIDEMIOLÓGICOS E ANÁLISE ESPACIAL NO ESTADO DO MARANHÃO (2011 A 2022)
PALAVRAS-CHAVES: Leishmaniose Cutânea. Incidência. Epidemiologia. Fatores Associados. Doença Negligenciada. Análise Espacial.
GRANDE ÁREA: Multidisciplinar
ÁREA: Interdisciplinar
SUBÁREA: Saúde e Biológicas
RESUMO: A Leishmaniose Tegumentar (LT) constitui-se uma doença reemergente e negligenciada, com novos surtos relatados em todo o mundo, configurando um crescente problema de saúde pública com repercussão nos setores econômicos e sociais devido à sua escala e consequências na saúde humana. Nesse sentido, objetivou-se analisar os aspectos clínico-epidemiológicos e a distribuição espacial da LT no estado do Maranhão no período de 2011 a 2022. Trata-se de um estudo ecológico e de séries temporais, com dados fornecidos pela Secretaria Estadual da Saúde do Estado do Maranhão, contidos no Sistema Nacional de Agravos de Notificação, por meio da Superintendência de Epidemiologia e Controle de Doenças. Realizou-se a análise descritiva das características sociodemográficas e clínico-epidemiológicas dos casos notificados. Para identificação dos fatores associados aos casos novos, foram utilizados modelos de regressão logística simples e múltiplas e razões de chances (odds ratio) por meio do software Statistical Package for Social Sciences, considerando 5% de significância. Foram determinadas as taxas de incidência para cada ano e município das Unidades Regionais de Saúde, e posteriormente efetuou-se a análise de tendência, por meio da regressão de Prais-Winsten. As taxas de incidência foram distribuídas e representadas espacialmente em mapas, produzidos no software Qgis versão 3.22.3. Para analisar a dependência espacial dos dados, foi utilizado análise de Moran Global e Moran Local utilizando o software GeoDa versão 1.22. A pesquisa foi aprovada pelo Comitê de Ética em Pesquisa envolvendo seres humanos da Universidade Federal do Maranhão. Foram notificados 20.804 casos, sendo 16.468 novos e 156 descartados por mudança de diagnóstico, totalizando 16.312 notificações válidas. A doença afetou principalmente o gênero masculino (70,75%), pardos (71,62%), idade entre 20 a 59 anos (63,97%), residentes na zona rural (58,55%) e com baixa escolaridade - analfabetos ou com ensino fundamental incompleto (47,58%). A forma clínica mais comum foi a cutânea (96,80%), diagnosticada em 77,69% dos casos por critérios laboratoriais. A maioria dos casos (72,21%) não apresentou infecção por HIV, 78,07% dos pacientes evoluíram para cura, enquanto apenas 0,05% resultaram em óbito por LT, sendo que nos demais, este foi atribuído a outras causas. Na análise univariada de regressão logística dos casos na forma mucosa, apenas a zona de residência e o resultado do laboratório parasitológico não mostraram associação significativa. No entanto, na análise multivariada, a idade entre 31 e 45 anos, idade entre 46 e 60 anos, sexo masculino e coinfecção com HIV mostraram associações estatisticamente significativas com a forma mucosa da doença. A investigação da distribuição geográfica revelou uma tendência decrescente na incidência ao longo dos anos, sem que qualquer município apresentasse tendência de crescimento. A análise de clusters de risco alto-alto identificou padrões de agrupamento espacial dos casos em diferentes períodos, destacando áreas de maior vulnerabilidade ao oeste e norte maranhense. Por fim, ressalta-se a importância do enfrentamento eficaz LT no estado do Maranhão por meio da intensificação de estratégias como o controle de vetores, a promoção de programas educacionais, o fortalecimento dos sistemas de vigilância epidemiológica e o investimento em pesquisa.
Externo à Instituição - FRANCISCA BRUNA ARRUDA ARAGAO - UNICEUMA
Interno - 1905982 - ISMALIA CASSANDRA COSTA MAIA DIAS