???iracessibilidade???

2024-03-25 21:33:01.526

DISCENTE: LETÍCIA BEZERRA BRITO
DATA: 27/03/2024
LOCAL: UFMA, Unidade Bom Jesus, Sala de Conferência e link: https://meet.google.com/thn-ptwy-pvt
TÍTULO: EFEITO DE BISCOITOS CONTENDO FARINHA DA CASTANHA DE CAJU (Anacardium occidentale L.) NO SOBREPESO PEDIÁTRICO: ENSAIO CLÍNICO RANDOMIZADO E ABERTO
PALAVRAS-CHAVES: Sobrepeso. Anacardium. Suplementos Nutricionais. Criança. Adolescente. Ensaio Clínico.
GRANDE ÁREA: Multidisciplinar
ÁREA: Interdisciplinar
SUBÁREA: Saúde e Biológicas
RESUMO: O sobrepeso pediátrico é um problema de saúde pública global, estando associado a múltiplas complicações. A fim de contribuir na reversão deste problema, é crescente o número de estudos sobre o uso de produtos naturais aplicados à saúde. Neste contexto, diante do comprometimento que o sobrepeso possui na saúde de crianças, e do impacto na qualidade de vida, intervenções que auxiliem no seu controle devem ser estudadas. Assim, o objetivo desta pesquisa foi analisar o efeito do consumo de biscoitos contendo a farinha da castanha de caju (Anacardium occidentale L.) nos parâmetros antropométricos, glicêmico e de trigliceridemia, de crianças e adolescentes com sobrepeso. Trata-se de um ensaio clínico randomizado, com cegamento aberto, conduzido com 19 participantes, durante quatro semanas em uma escola pública municipal de Imperatriz – MA. Foram adotados como critérios de inclusão: crianças e adolescentes com idade entre sete e 15 anos, independente do sexo, matriculadas e frequentando a escola participante no período do estudo, autorizadas pelos responsáveis legais e que apresentaram sobrepeso em relação ao índice de massa corporal para idade e escore Z pelo indicador peso × altura para idade e sexo. A pesquisa foi aprovada pelo Comitê de Ética e Pesquisa da Universidade Federal do Maranhão e cadastrada no Registro Brasileiro de Ensaios Clínicos. Os participantes foram alocados em dois grupos intervenção (GI 1 e GI 2) e receberam diariamente, respectivamente, três biscoitos contendo 50% de farinha da castanha de caju e seis biscoitos contendo 50% de farinha da castanha de caju, prioritariamente no horário da merenda escolar. Após as quatro semanas de consumo dos biscoitos contendo farinha de castanha de caju, identificou-se que o quantitativo de eosinófilos dos participantes do GI 2 foi praticamente duplicado em relação ao GI 1 (p=0.037). Outro tipo de leucócitos que predominou no GI 2 foram os linfócitos, cuja diferença foi de magnitude alta, mas sem relevância estatística (p=0.076). Entre os grupos, o peso (p=0,054), a dobra cutânea tricipital (p= 0,019) e circunferência braquial (p=0,039) aumentaram no GI 2. Na comparação dos grupos após o experimento, não identificou-se diferenças estatisticamente significantes e/ou tamanho de efeito considerável nos parâmetros índice de massa corporal (p=0,374), circunferência da cintura (p=0,550), circunferência do quadril (p=0,737), dobra cutânea subescapular (p=0,376), dobra cutânea tricipital (p=0,080) e dobra cutânea bicipital (p=0,080). Na análise comparativa dos parâmetros bioquímicos, verificou-se que após o experimento, os biomarcadores triglicerídeos (p=0,153), HDLcolesterol (p=0,895) e colesterol total (p=0,122) não tiveram mudanças significativas ao longo do experimento. No panorama do lipidograma, cabe mencionar que os níveis de LDL-colesterol tiveram um discreto aumento de 0.52%, mas significativo do ponto de vista estatístico (p=0.031), em todas os participantes que compuseram a amostra. No caso do biomarcador não-HDL colesterol, a constatação foi inversa: uma discreta e significativa redução de - 1.7% da concentração sérica (p=0.014). A hemoglobina glicada e a glicemia média dos participantes do experimento, independentemente do grupo de alocação, tiveram uma redução estatística significativa de 12.1% (p<0.001) e 17.9% (p<0.001), respectivamente (Δ Cohen= 1, em ambos os casos). Conclui-se, na amostra em estudo, que o consumo dos biscoitos contendo farinha da castanha de caju por crianças e adolescentes com sobrepeso, durante quatro semanas, beneficiou na redução da glicemia e do não-HDL colesterol, em ambos os grupos.
Presidente - 2586239 - ANA CRISTINA PEREIRA DE JESUS COSTA
Interno - 1805856 - ANA LUCIA FERNANDES PEREIRA