???iracessibilidade???

DISCENTE: RANNYELLE NATALLYA PEREIRA DE SOUZA
DATA: 29/03/2021
LOCAL: Bacabal
TÍTULO: A argumentação na escola: uma investigação em textos dissertativo-argumentativos de alunos de 1º ano do ensino médio regular da rede pública de Bacabal
PALAVRAS-CHAVES: Argumentação; Estratégias argumentativas; Operadores argumentativos; Textos dissertativo-argumentativos.
GRANDE ÁREA: Lingüística, Letras e Artes
ÁREA: Lingüística
SUBÁREA: Lingüística Aplicada
RESUMO: A argumentação, segundo Fiorin (2018), é um fato da linguagem, uma capacidade natural do ser humano, em outras palavras, todos os seres humanos têm potencialidade argumentativa. Essa pesquisa tem como objetivo identificar e analisar as estratégias argumentativas e os operadores argumentativos mais frequentes nas produções de textos dissertativo-argumentativos de alunos do primeiro ano do ensino médio da rede estadual de ensino de Bacabal, além de observar os efeitos causados pelas escolhas de recursos específicos em detrimento de outros na formação da identidade desses alunos. Objetiva também apresentar uma discussão acerca do ensino de argumentação na escola. Algumas discussões de estudiosos do tema, como as produzidas por Perelman (2005), Plantin (2008), Amossy (2018) e Koch (2018), foram apresentadas para nortear a pesquisa e, consequentemente para a análise dos textos. O trabalho considerou em sua análise textos de alunos do ensino médio sobre um tema polêmico (o jeito brasileiro) e analisou o ponto de vista dos alunos, assim como esse aluno buscou defender esse ponto de vista, evidenciando coerências, organização argumentativa e efeitos de sentido produzidos pelas escolhas dos alunos. Esse trabalho, além de analisar a construção da argumentação por meio das estratégias argumentativas utilizadas pode contribuir para a sociedade incentivando através dessas produções e suas características uma reflexão a respeito de como tem sido abordado atualmente o estudo sobre argumentação no âmbito escolar, principalmente no ensino médio.
Presidente - 1250641 - LUIS HENRIQUE SERRA
Interno - 700.965.201-59 - JOSE ANTONIO VIEIRA - UEMA