???iracessibilidade???

DISCENTE: DEYMIKA DE CARVALHO FLORÊNCIO
DATA: 25/03/2021
LOCAL: Sala 1
TÍTULO: A REESCRITA NA ESCOLA MEDIADA PELA CORREÇÃO TEXTUAL-INTERATIVA: uma proposta para o desenvolvimento das capacidades de linguagem
PALAVRAS-CHAVES: Correção textual-interativa. Gêneros de texto. Capacidades de linguagem. Sequencia didática.
GRANDE ÁREA: Lingüística, Letras e Artes
ÁREA: Lingüística
SUBÁREA: Teoria e Análise Lingüística
RESUMO: Esta pesquisa lança um olhar para a prática de reescrita na escola mediada pela correção textual-interativa, via lista de constatações/controle e sequência didática. Entendemos que essa forma de intervenção pode estabelecer uma maior interação entre professor e aluno, além de proporcionar aos alunos orientações de nível micro e macro textual. Diante desse contexto, essa pesquisa objetiva apresentar uma proposta de reescrita textual, com o ensino do gênero artigo de opinião, mediada pela correção textual-interativa, via lista de constatações/controle e por meio de sequência didática, para alunos do Ensino Médio de uma escola pública localizada na zona rural do município de Bacabal; bem como analisar nas produções dos alunos como mobilizaram as capacidades de linguagem (de ação, discursivas e linguístico-discursivas) em torno do gênero trabalhado. Com a pesquisa buscamos responder tais questões: como os alunos do E.M da zona rural de Bacabal defendem uma opinião, como argumentam? Que capacidades de linguagem possuíam e desenvolveram a respeito do gênero artigo de opinião? Em que medida a proposta apresentada contribuiu para as produções dos alunos?. Para a realização deste trabalho, utilizamos a pesquisa-ação como tipo de pesquisa, conforme Thiollent (2011) e privilegiamos a perspectiva de correção textual-interativa com estudo de Ruiz (2018) e o construto teórico-metodológico do Interacionismo Sociodiscursivo (ISD), destacando o estudo de Bronckart (2007) que propõe um modelo de arquitetura textual constituído pelas capacidades de linguagem, assim como a perspectiva de Sequência Didática apresentada por Dolz, Noverraz e Schneuwly (2011). Também nos dá suporte as concepções de gênero de Bakhtin (VOLOCHÍNOV, 2006 [1929]; 1997), Marcuschi (2008, 2010), Dolz e Schneuwly (2011) e Bronckart (2007), que compreendem os gêneros como forma de ação social; Barros e Rios-Registro (2014), Gonçalves e Bazarim (2009), Nascimento (2019) que tratam das práticas didáticas com gêneros textuais e; Castellani e Barros (2018), Rodrigues (2005) e Uber (2008) que nos trazem importantes esclarecimentos sobre o gênero artigo de opinião. Quanto à análise, iremos analisar a primeira e última produção dos artigos dos alunos que foram construídas em cima da temática “Renovação da política de cotas para o acesso às universidades e institutos federais”.
Presidente - 1675799 - PAULO DA SILVA LIMA
Interno - 916.111.723-49 - RUBENIL DA SILVA OLIVEIRA - UFPA