Banca de QUALIFICAÇÃO: LEONILDES LIMA COLAÇO TEIXEIRA DE ARÊA LEÃO
2021-03-01 13:20:35.268
Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: LEONILDES LIMA COLAÇO TEIXEIRA DE ARÊA LEÃO
DATA: 30/03/2021
HORA: 09:30
LOCAL: Bacabal
TÍTULO: Ensino de gêneros textuais e o desenvolvimento das habilidades comunicativas no 5º e 9º ano nas escolas públicas de Bacabal
PALAVRAS-CHAVES: Ensino; Gêneros textuais; Habilidades comunicativas; BNCC
PÁGINAS: 50
GRANDE ÁREA: Lingüística, Letras e Artes
ÁREA: Lingüística
SUBÁREA: Lingüística Aplicada
RESUMO: O ensino da Língua Portuguesa tem sido foco de muitas investigações, e muitos desses
estudos têm procurado respostas sobre o insucesso dos alunos que, ao concluírem a
Educação Básica, não apresentam um desempenho significativo em relação às
habilidades comunicativas, conforme dados das avaliações de larga escala. Assim,
propostas de ensino da língua usando os gêneros textuais têm ganhado cada vez mais
espaço nos debates entre estudiosos da área, apontando metodologias e práticas
específicas que visem minimizar as dificuldades comuns ao processo de leitura e escrita.
Partindo do pressuposto de que as escolas tomam como base para o ensino as diretrizes
dos documentos norteadores, como por exemplo, PCN e BNCC e levando em conta que
esses documentos orientam o ensino da língua numa perspectiva sociointeracionista
com foco no ensino de gêneros, esta pesquisa tem como objetivo geral investigar se os
gêneros textuais, especialmente os da esfera digital, estão sendo usados no 5º e 9º ano
das escolas públicas de Bacabal de modo a desenvolver as habilidades comunicativas.
Os resultados deste trabalho apontam que, apesar de os documentos normativos
sugerirem o ensino de gêneros da esfera digital, na prática os docentes ainda não
contemplam esses gêneros em suas aulas. Conforme os dados coletados predomina
ainda o ensino de gêneros escritos tradicionais, inclusive, daqueles que atualmente não
são tão usados. Outro resultado encontrado foi em relação à falta de interesse dos alunos
pela leitura, apontado pelos professores como um dos entraves para o ensino por meio
dos gêneros, o que se caracterizou como um paradoxo tendo em vista que a leitura
também foi a habilidade apontada pelos docentes como a que melhor se desenvolve a
partir do ensino de gêneros.
MEMBROS DA BANCA:
Interno - 1250641 - LUIS HENRIQUE SERRA
Interno - 1675799 - PAULO DA SILVA LIMA
Externo à Instituição - FRANCISCO ALVES FILHO - UFPI