???iracessibilidade???

DISCENTE: TALLYSON TAMBERG CAVALCANTE OLIVEIRA DA SILVA
DATA: 29/03/2021
LOCAL: Webconferência
TÍTULO: Das reminiscências trovadorescas na poesia de Álvares de Azevedo: Um estudo do aspecto lírico-amoroso na Lira dos Vinte Anos
PALAVRAS-CHAVES: Lira dos Vinte Anos, Lirismo-amoroso, Álvares de Azevedo, Trovadorismo, Literatura Comparada.
GRANDE ÁREA: Lingüística, Letras e Artes
ÁREA: Letras
SUBÁREA: Literatura Comparada
RESUMO: A presente investigação, de perspectiva comparativa, analisa as reminiscências de teor trovadoresco presentes nos poemas lírico-amorosos da Lira dos Vinte Anos, obra poética pertencente a Álvares de Azevedo e que foi publicada postumamente, no ano de 1853. Ademais, mostramos de que modo o Romantismo realiza uma retomada de temas e procedimentos próprios da literatura medieval, sobretudo, no que concerne à postura lírico-amorosa. A metodologia que serve de base para a realização deste trabalho é a da residualidade, proposta por Roberto Pontes, crítico, ensaísta e professor aposentado da graduação e da pós-graduação em Letras da Universidade Federal do Ceará (UFC). Na pesquisa, os estudos inerentes à História das Mentalidades, aos estudos culturais comparatistas e à investigacao tópica propostos, respectivamente, pela École des Annales, por Raymond Williams e por Ernst Robert Curtius, estão também presentes. Por fim, esta investigação mostra-se relevante à comunidade acadêmica, porque aborda numa obra tipicamente romântica o aspecto medievalista, o qual é pouco analisado pelos pesquisadores que se debruçam sobre essa obra canônica do nosso Romantismo.
Presidente - 2243382 - CRISTIANE NAVARRETE TOLOMEI
Interno - 218.118.488-77 - FRANCO BAPTISTA SANDANELLO - UNESP