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Banca de QUALIFICAÇÃO: ANAILDO PEREIRA DA SILVA

2021-03-04 10:31:59.241

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: ANAILDO PEREIRA DA SILVA
DATA: 30/03/2021
HORA: 14:00
LOCAL: Vídeo Conferência
TÍTULO: O DISCURSO POLÍTICO PARLAMENTAR MARANHENSE NO TWITTER: UMA ANÁLISE DAS FORMAÇÕES DISCURSIVAS
PALAVRAS-CHAVES: Discurso do Político Maranhense. Formação Discursiva. Twitter.
PÁGINAS: 90
GRANDE ÁREA: Lingüística, Letras e Artes
ÁREA: Lingüística
SUBÁREA: Teoria e Análise Lingüística
RESUMO: No presente trabalho, investigamos o discurso de políticos maranhenses no Twitter. Consideramos que as mídias sociais são espaços de produção e disseminação do discurso. Temos a inquietação. Dessa maneira, considerando o engajamento destes agentes nas mídias sociais, questionamos: como os marcadores linguísticos utilizados em postagens de redes sociais refletem a formação discursiva do político maranhense no Twitter? Para responder essa inquietação traçamos como objetivo geral de analisar a representação discursiva do uso de recursos linguísticos na constituição do discurso político regional publicado em redes sociais. Especificamente, nos dispomos a: identificar os marcadores linguísticos presentes nos textos publicados nas redes sociais; verificar os sentidos refletidos pelo modo de uso dos elementos linguísticos; analisar a formação discursiva do discurso político maranhense em plataformas digitais. Como procedimento metodológico, consideramos os seguintes passos: 1) o método discursivo para a analisar os elementos constitutivos da produção discursiva; 2) o paradigma indiciário de Ginzburg (1996) que possibilita a percepção de indícios e traços que a priori não se percebe; 3) abordagem qualitativo-quantitativo uma vez que este método nos dar uma indicação da recorrência dos campos discursivos que constituem o discurso político maranhense, bem como o tratamento do corpus de modo subjetivo. Como aporte teórico basilar dessa pesquisa, recorremos aos estudo de Charaudeau (2013 e 2018), sendo o primeiro, para explicar como as mídias sociais podem ser utilizadas para fazer discurso político e o poder que elas proporcionam a estes discursos; o segundo para refletirmos sobre o discurso político e as estratégias usadas pelos políticos para consolidar seu discurso; Pêcheux (2014a, 2014b) para trabalhar o conceito de formação discursiva e ideológica que nos permite entender os sentidos conforme as posições assumidas pelos sujeitos, e trabalhar as formações imaginárias envolvidas no processo discursivo, respectivamente. Nos alinhamos ainda a Foucault (2008) no tocante ao estudo das regularidades discursivas, conceito que consideramos relevante ao estudo do discurso político nas mídias. Elencamos também Koch (2003a, 2003b, 2014), no que diz respeito a análise dos recursos linguísticos. E Brandão (2012, 2015), Courtine (2014), Orlandi (2015), e Gregolin (1995 e 2017) como exemplos e modelos de reflexões e análises sobre as práticas discursivas.
MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 700.965.201-59 - JOSE ANTONIO VIEIRA - UEMA
Interno - 2270713 - GLORIA DA RESSURREICAO ABREU FRANCA
Externo à Instituição - MARINALVA VIEIRA BARBOSA - UFTM

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