???iracessibilidade???

DISCENTE: LEONILDES LIMA COLAÇO TEIXEIRA DE ARÊA LEÃO
DATA: 31/08/2021
LOCAL: Bacabal
TÍTULO: Ensino de gêneros textuais e o desenvolvimento das habilidades comunicativas no 5º e 9º ano nas escolas públicas de Bacabal
PALAVRAS-CHAVES: Ensino; Gêneros textuais; Habilidades comunicativas; BNCC
GRANDE ÁREA: Lingüística, Letras e Artes
ÁREA: Lingüística
SUBÁREA: Lingüística Aplicada
RESUMO: O ensino da Língua Portuguesa tem sido foco de muitas investigações, e muitos desses estudos têm procurado respostas sobre o insucesso dos alunos que, ao concluírem a Educação Básica, não apresentam um desempenho significativo em relação às habilidades comunicativas, conforme dados das avaliações de larga escala. Assim, propostas de ensino da língua usando os gêneros textuais têm ganhado cada vez mais espaço nos debates entre estudiosos da área, apontando metodologias e práticas específicas que visem minimizar as dificuldades comuns ao processo de leitura e escrita. Partindo do pressuposto de que as escolas tomam como base para o ensino as diretrizes dos documentos norteadores, como por exemplo, PCN e BNCC e levando em conta que esses documentos orientam o ensino da língua numa perspectiva sociointeracionista com foco no ensino de gêneros, esta pesquisa tem como objetivo geral investigar se os gêneros textuais, especialmente os da esfera digital, estão sendo usados no 5º e 9º ano das escolas públicas de Bacabal de modo a desenvolver as habilidades comunicativas. Os resultados deste trabalho apontam que, apesar de os documentos normativos sugerirem o ensino de gêneros da esfera digital, na prática os docentes ainda não contemplam esses gêneros em suas aulas. Conforme os dados coletados predomina ainda o ensino de gêneros escritos tradicionais, inclusive, daqueles que atualmente não são tão usados. Outro resultado encontrado foi em relação à falta de interesse dos alunos pela leitura, apontado pelos professores como um dos entraves para o ensino por meio dos gêneros, o que se caracterizou como um paradoxo tendo em vista que a leitura também foi a habilidade apontada pelos docentes como a que melhor se desenvolve a partir do ensino de gêneros.
Presidente - 1250641 - LUIS HENRIQUE SERRA
Interno - 1675799 - PAULO DA SILVA LIMA