???iracessibilidade???

DISCENTE: DEYMIKA DE CARVALHO FLORÊNCIO
DATA: 18/11/2021
LOCAL: Sala 1
TÍTULO: A REESCRITA NA ESCOLA MEDIADA PELA CORREÇÃO TEXTUAL-INTERATIVA: uma proposta para o desenvolvimento das capacidades de linguagem
PALAVRAS-CHAVES: Capacidades de linguagem. Correção textual-interativa. Gênero artigo de opinião. Reescrita.
GRANDE ÁREA: Lingüística, Letras e Artes
ÁREA: Lingüística
SUBÁREA: Teoria e Análise Lingüística
RESUMO: Esta pesquisa aborda sobre a prática de reescrita na escola, de modo a apresentar uma proposta didática de reescrita textual, com o ensino do gênero artigo de opinião, mediada pela correção textual-interativa, via lista de constatações/controle e sequência didática, para alunos do Ensino Médio da escola pública “Centro de Ensino Elisa Monteiro”, da cidade de Bacabal-MA. As questões problemáticas que conduziram este trabalho foram: quais capacidades de linguagem os alunos do Ensino Médio da escola “Centro de Ensino Elisa Monteiro”, residentes na zona rural de Bacabal–MA, possuem a respeito do gênero artigo de opinião? E, em que medida a nossa proposta de reescrita textual mediada pela correção textual-interativa contribuirá para a produção textual dos alunos? Em busca de respostas, tomamos como objetivo geral: analisar o processo de escrita e reescrita dos alunos a partir da análise das capacidades de linguagem (capacidades de ação, capacidades discursivas e capacidades linguístico-discursivas) em suas produções textuais. E, como objetivos específicos: discutir sobre o ensino de produção de textos escritos e as formas de avaliação textual, enfatizando a importância do modo de correção textual-interativa para o trabalho de reescrita de texto; apontar as ferramentas didáticas - sequência didática, modelo didático do gênero e lista de constatações/controle - como ferramentas para as práticas de escrita, reescrita e avaliação interativa do gênero artigo de opinião e; apresentar a proposta didática de reescrita e avaliá-la com base na análise das produções textuais dos alunos. Para tanto, nos fundamentamos, principalmente, na perspectiva de correção textual-interativa de Ruiz (2018) e no construto teórico-metodológico do Interacionismo Sociodiscursivo (ISD), com o estudo de Bronckart (2007), que propõe um modelo de arquitetura textual constituído pelas capacidades de linguagem, com os estudos de Dolz, Noverraz e Schneuwly (2011), que trazem a perspectiva da sequência didática e com os aportes de Gonçalves (2009b), sobre a lista de constatações/controle. Adotamos a “pesquisa-ação” como tipo de pesquisa. No trabalho, analisamos a primeira e última versão dos textos produzidos por dois alunos participantes da pesquisa, que foram construídos em torno da temática “A renovação da política de cotas para o acesso às universidades e institutos federais”, compondo o nosso corpus com quatro produções textuais. Como resultados, a partir da análise das primeiras produções, percebemos que os alunos não tinham um domínio quanto às características estruturais e funcionais do gênero artigo de opinião. No entanto, a partir da comparação entre a primeira e última versão dos textos, constatamos que houve uma evolução na escrita deles, um desenvolvimento e aprimoramento das capacidades de ação, capacidades discursivas e capacidades linguístico-discursivas. Dessa forma, verificamos que nossa proposta contribuiu para a melhoria das produções, em nível micro e macrotextual. Ademais, ajudou a conscientizar os alunos de que a escrita é um processo e que a revisão e a reescrita são integrantes desse processo.
Presidente - 1675799 - PAULO DA SILVA LIMA
Interno - 1070846 - RUBENIL DA SILVA OLIVEIRA