???iracessibilidade???

DISCENTE: CARMOSINA ARAUJO DAS NEVES
DATA: 29/04/2022
LOCAL: videoconferencia
TÍTULO: A CONSTRUÇÃO DE AUTORIA NA PRODUÇÃO TEXTUAL DO ENSINO MÉDIO MARANHENSE: Reflexos da heterogeneidade enunciativa e da subjetividade
PALAVRAS-CHAVES: Autoria. Produção textual escolar. Heterogeneidade enunciativa. Subjetividade.
GRANDE ÁREA: Lingüística, Letras e Artes
ÁREA: Lingüística
RESUMO: Este estudo visa realizar uma análise de dissertações escolares e toma como objeto de pesquisa a construção de autoria na produção textual do ensino médio maranhense, ligada à heterogeneidade enunciativa e à subjetividade. Seu objeto de estudo é composto por dissertações escolares, produzidas por alunos do Ensino Médio de escolas da rede pública e de uma da rede privada, observadas e coletadas durante aulas de Português/Produção Textual em cidades do interior do estado do Maranhão, durante os anos de 2016 a 2020, resultando em um banco de dados desenvolvido e mantido pelo projeto coletivo A produção textual nas aulas de Língua Portuguesa: objeto de ensino e estilo. A partir deste corpus, a heterogeneidade enunciativa, a subjetividade e a autoria, respectivamente, constituem as três categorias de análise de dados essenciais para a investigação que tem como questão central a ser discutida: quais os indícios de autoria que estabelecem – ou não – autoria na produção textual do Ensino Médio maranhense? Deste modo, de maneira mais ampla, objetivamos analisar como a autoria e/ou seus índícios se constroem no texto escolar em questão. E, mais especificamente, visamos i) verificar como a heterogeneidade enunciativa e a subjetividade são construídas e expressas nos escritos de alunos do Ensino Médio; ii) discutir se a autoria na produção textual escolar maranhense é influenciada pela heterogeneidade enunciativa e pela subjetividade; e iii) analisar que posicionamento – de locutor, de porta-voz de dizeres ou outros – é assumido pelo aluno nas produções escritas em destaque. Para tanto, faz-se necessário um exame discursivo e (para) linguístico, fincado em uma pesquisa-ação de cunho qualitativa e de caráter etnográfico. Como aporte teórico, ao tratarmos sobre a produção textual escrita, de maneira geral e ambientada em sala de aula, tomamos como base os estudos de Foucault (2001), Antunes (2003), Riolfi e Barzotto (2011), Calkins (1989), Geraldi (2013; 2012; 2011) e Marcuschi (2008). Ao abordarmos as formas de remissão do já dito, nos pautamos em Bakhtin/Volochínov (2014; 2011), Pêcheux (1995; 1997; 1999), Eni Orlandi (2007; 1988), Ducrot (1987) e Authier-Revuz (2004; 1990). Em Benveniste (1991) e Manso (2017), ancoramos nossos estudos sobre a subjetividade dos sujeitos. A fim de discutir sobre os conceitos de autor, autoria e os indícios que acarretam em tais status, nos alinhamos aos pressupostos de Possenti (2009a; 2009b; 2002; 1995) e Oliveira (2004).
Presidente - 1207127 - MARIANA APARECIDA DE OLIVEIRA RIBEIRO
Interno - 1675799 - PAULO DA SILVA LIMA