???iracessibilidade???
???inicioConteudo???

Banca de QUALIFICAÇÃO: ALZILANE BENTO FERNANDES

2022-06-11 11:17:13.77

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: ALZILANE BENTO FERNANDES
DATA: 30/06/2022
HORA: 15:00
LOCAL: Bacabal - remoto
TÍTULO: A LEITURA NO DOCUMENTO CURRICULAR DO TERRITÓRIO MARANHENSE: UMA ANÁLISE DISCURSIVA
PALAVRAS-CHAVES: leitura, DCTMA, língua portuguesa, ensino
PÁGINAS: 61
GRANDE ÁREA: Lingüística, Letras e Artes
ÁREA: Lingüística
SUBÁREA: Teoria e Análise Lingüística
RESUMO: Neste estudo, ancorado no aporte teórico-metodológico da Análise do Discurso de perspectiva materialista, a partir dos estudos de Michel Pêcheux, Eni Orlandi, Freda Indusrky, Bethania Mariani e Mônica Zoppi Fontana, buscamos analisar o discurso de/sobre a leitura do Documento Curricular do Território Maranhense, nos Anos Finais do Ensino Fundamental. Buscamos entender como são apresentadas as mediações propostas ao itinerário aluno e leitura no DCTMA, e problematizar de que modo, o documento, contribui para a cristalização de imaginários de leitor. Para tanto, constituímos um arquivo a partir do Documento Curricular do Território Maranhense – DCTMA, especificamente, o eixo leitura/escuta dos Anos Finais do Ensino Fundamental (6 ao 9 ano), como material de análise, para refletir sobre a relação dos efeitos de sentido em torno da leitura para ver como se representa a concepção de formação do leitor no Documento, bem como o modo como tais efeitos se projetam sobre a própria formação leitora e no modo como a leitura é produzida na escola. Questionamos: Como a leitura é apresentada no Documento Curricular Território Maranhense? Assim, temos como objetivo principal analisar o discurso sobre leitura no Documento Curricular do Território Maranhense (doravante DCTMA), nos Anos Finais do Ensino Fundamental. E como objetivos específicos: identificar o funcionamento discursivo de leitura no Documento Curricular do Território Maranhense e verificar as mudanças e permanências do discurso sobre leitura do Documento Curricular do Território Maranhense. O deslocamento sobre a produção de sentidos no Documento Curricular do território Maranhense permitem, a partir da pergunta inicial sobre os sentidos de leitura no discurso dos documentos que normatizam o ensino da Língua Portuguesa no Brasil, chegar pela análise e pela abordagem teórica a uma questão teórico/política que se formula de outra forma, tocando, assim, a questão da produção do conhecimento: a tensão entre o saber interpretar/ poder interpretar.
MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 2270713 - GLORIA DA RESSURREICAO ABREU FRANCA
Interno - 700.965.201-59 - JOSE ANTONIO VIEIRA
Externo à Instituição - MARIANA. JAFET CESTARI - CEFET/MG

???fimConteudo???