???iracessibilidade???

DISCENTE: ANDRE FELIPE RIBEIRO
DATA: 15/08/2022
LOCAL: videoconferencia
TÍTULO: POSIÇÕES-SUJEITO NA ESCRITA DE LÍNGUA INGLESA COMO LÍNGUA ADICIONAL: Os discursos do período pandêmico
PALAVRAS-CHAVES: Posição-sujeito. Língua Inglesa. Discurso. Pandemia
GRANDE ÁREA: Lingüística, Letras e Artes
ÁREA: Lingüística
RESUMO: A escrita de língua adicional demanda do indivíduo uma organização dos seus conhecimentos linguísticos com a finalidade de “se fazer expressar”. Nesse processo, no entanto, o escritor não somente “escreve para se expressar”, mas se inscreve em posições nas quais se coloca como sujeito. A partir dessa “inscrição inconsciente”, é possível analisar um fazer-funcionar de discursos. Ainda, por ter como base a língua adicional, essa “inscrição” traz também implicações consideráveis para a aprendizagem de línguas. Com base nessa discussão, essa pesquisa de caráter qualitativo pretende analisar como funcionam os discursos das posições-sujeito sobre a pandemia de COVID-19 materializados em enunciados em escrita digital por estudantes de nível avançado de língua inglesa como língua adicional. Para tanto, faremos uma abordagem sobre a categoria sujeito na perspectiva da História das Ideias Linguísticas até chegarmos a como o sujeito é entendido pela Análise do Discurso de linha francesa. Em seguida, fundamentaremos a discussão com base nas modalidades linguísticas (CULIOLI, 1978; LE QUERLER, 1996), na noção de posição-sujeito (PÊCHEUX, 1969) e na descrição enunciativa de Foucault (2008), abordando, igualmente, a escrita na modalidade digital no contexto pandêmico. Posteriormente, faremos a descrição metodológica, detalhando as etapas da pesquisa: a coleta do material – o projeto de extensão e o os motivos pela escolha do nível avançado do curso de Inglês –, a seleção dos enunciados – sobre a descrição do material didático e da atividade – e a seleção do corpus de análise. Logo depois, faremos as análises do corpus, iniciando pela descrição dos enunciados e suas condições de produção. Após, descreveremos as modalidades linguísticas mobilizadas no corpus, bem como faremos uma descrição dos discursos em funcionamento e suas regularidades para, por fim, descreveremos as posições-sujeito projetadas e suas reverberações na aprendizagem escrita da língua. Os resultados das análises descrevem e demonstram que os enunciados (re)produzidos pelos estudantes evocam, no eixo interdiscursivo, discursos negacionistas sobre a vacinação contra COVID-19 e sobre a ciência, que projetam posições-sujeito igualmente negacionistas, ao passo que, na superfície linguística, temos posições-sujeito defensoras da vacinação e da ciência nas quais o funcionamento desses discursos guia as escolhas linguísticas feitas no processo de escrita, atingindo e fazendo parte da aprendizagem da escrita da língua inglesa como língua adicional.
Externo ao Programa - 407606 - ANA LUCIA ROCHA SILVA
Interno - 1207127 - MARIANA APARECIDA DE OLIVEIRA RIBEIRO