Banca de QUALIFICAÇÃO: ANTONIA LUZIANE SILVA DE CASTRO
2022-08-17 16:46:11.755
Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: ANTONIA LUZIANE SILVA DE CASTRO
DATA: 30/08/2022
HORA: 18:00
LOCAL: Sala 4
TÍTULO: ESCRITA/ REESCRITA DE TEXTOS: O CICLO DE ENSINO APRENDIZAGEM COMO
CAMINHO METODOLÓGICO NAS AULAS DE LINGUA PORTUGUESA DO 3º ANO
DO ENSINO MÉDIO DE UMA ESCOLA PÚBLICA DA CIDADE DE BACABAL MA
PALAVRAS-CHAVES: Escrita e reescrita de textos; ciclo de ensino aprendizagem;
Linguística Sistêmico-Funcional.
PÁGINAS: 53
GRANDE ÁREA: Lingüística, Letras e Artes
ÁREA: Lingüística
SUBÁREA: Lingüística Aplicada
RESUMO: A presente pesquisa aborda o processo de escrita/reescrita de textos na escola, de modo a
apresentar propostas didáticas baseadas nas contribuições da metodologia do ciclo de ensino
aprendizagem para o processo de ensino de leitura e escrita de alunos do 3º ano do ensino
médio. Para tanto, apresentaremos no presente estudo os conceitos e fundamentos dessa
ferramenta de ensino, evidenciando a estrutura e análise de gêneros textuais presentes no
currículo escolar. As problemáticas que conduzem este trabalho, baseiam-se na constante
necessidade de melhorias nas práticas educativas, como por exemplo, o desenvolvimento de
metodologias de ensino, que aplicadas no âmbito escolar, auxiliem e contribuam com o
avanço da educação, principalmente no desenvolvimento das habilidades pertinentes a leitura
e a escrita. Além disso, objetivando avaliar as contribuições do ciclo de ensino aprendizagem,
buscamos questionar como o uso dessa metodologia, pode contribuir no desenvolvimento das
habilidades de leitura e escrita de estudantes do 3º ano do ensino médio. Em busca de
respostas, temos como objetivo geral: analisar como o processo de escrita/reescrita de textos,
através da metodologia do ciclo de ensino aprendizagem, auxilia no desenvolvimento das
habilidades de leitura e escrita de aluno dos anos finais do ensino médio, tendo como base o
gênero argumentativo dissertação escolar. E, como objetivos específicos: investigar como
estratégias de ensino, organizadas através da metodologia do ciclo de ensino aprendizagem,
podem proporcionar melhores resultados nas práticas de leitura e escrita de alunos dos anos
finais do ensino médio; e ainda, elaborar propostas pedagógicas, com base no ciclo de ensino
aprendizagem, que possibilitem aos alunos dos anos finais do ensino médio, desenvolver
capacidades de linguagens inerentes ao gênero trabalhado. Para tanto, nos fundamentaremos,
principalmente, nos estudos de Muniz da Silva (2016) e Lima (2014), que trazem perspectivas
sobre a metodologia em estudo; nos construtos teóricos que abordam o ensino de Língua
Portuguesa no contexto escolar brasileiro (BNCC, 2018); nos estudos de Bronckart (2007),
que propõe um modelo de arquitetura textual construído com base nas capacidades de
linguagem; além, do aporte teórico de organização das práticas de linguagem (Marcuschi,
2008). Em relação ao tipo de pesquisa, adotamos a pesquisa-ação, uma vez que ela permite
aos atores envolvidos a construção de teorias e estratégias, que validadas dentro do seu campo de estudo, acarretam mudanças desejáveis para questionar ou solucionar uma problemática. Ao final desse estudo, buscaremos constatar como o uso da abordagem sistêmico-funcional, associada à concepção de letramento como prática social para o estudo e análise de textos, propicia a compreensão dos gêneros e seus diversos propósitos nos variados domínios sociais.
MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1675799 - PAULO DA SILVA LIMA
Interno - 1070846 - RUBENIL DA SILVA OLIVEIRA
Externo à Instituição - GILMAR BUENO SANTOS - UPE