???iracessibilidade???

DISCENTE: ANTONIA LUZIANE SILVA DE CASTRO
DATA: 30/08/2022
LOCAL: Sala 4
TÍTULO: ESCRITA/ REESCRITA DE TEXTOS: O CICLO DE ENSINO APRENDIZAGEM COMO CAMINHO METODOLÓGICO NAS AULAS DE LINGUA PORTUGUESA DO 3º ANO DO ENSINO MÉDIO DE UMA ESCOLA PÚBLICA DA CIDADE DE BACABAL – MA
PALAVRAS-CHAVES: Escrita e reescrita de textos; ciclo de ensino aprendizagem; Linguística Sistêmico-Funcional.
GRANDE ÁREA: Lingüística, Letras e Artes
ÁREA: Lingüística
SUBÁREA: Lingüística Aplicada
RESUMO: A presente pesquisa aborda o processo de escrita/reescrita de textos na escola, de modo a apresentar propostas didáticas baseadas nas contribuições da metodologia do ciclo de ensino aprendizagem para o processo de ensino de leitura e escrita de alunos do 3º ano do ensino médio. Para tanto, apresentaremos no presente estudo os conceitos e fundamentos dessa ferramenta de ensino, evidenciando a estrutura e análise de gêneros textuais presentes no currículo escolar. As problemáticas que conduzem este trabalho, baseiam-se na constante necessidade de melhorias nas práticas educativas, como por exemplo, o desenvolvimento de metodologias de ensino, que aplicadas no âmbito escolar, auxiliem e contribuam com o avanço da educação, principalmente no desenvolvimento das habilidades pertinentes a leitura e a escrita. Além disso, objetivando avaliar as contribuições do ciclo de ensino aprendizagem, buscamos questionar como o uso dessa metodologia, pode contribuir no desenvolvimento das habilidades de leitura e escrita de estudantes do 3º ano do ensino médio. Em busca de respostas, temos como objetivo geral: analisar como o processo de escrita/reescrita de textos, através da metodologia do ciclo de ensino aprendizagem, auxilia no desenvolvimento das habilidades de leitura e escrita de aluno dos anos finais do ensino médio, tendo como base o gênero argumentativo dissertação escolar. E, como objetivos específicos: investigar como estratégias de ensino, organizadas através da metodologia do ciclo de ensino aprendizagem, podem proporcionar melhores resultados nas práticas de leitura e escrita de alunos dos anos finais do ensino médio; e ainda, elaborar propostas pedagógicas, com base no ciclo de ensino aprendizagem, que possibilitem aos alunos dos anos finais do ensino médio, desenvolver capacidades de linguagens inerentes ao gênero trabalhado. Para tanto, nos fundamentaremos, principalmente, nos estudos de Muniz da Silva (2016) e Lima (2014), que trazem perspectivas sobre a metodologia em estudo; nos construtos teóricos que abordam o ensino de Língua Portuguesa no contexto escolar brasileiro (BNCC, 2018); nos estudos de Bronckart (2007), que propõe um modelo de arquitetura textual construído com base nas capacidades de linguagem; além, do aporte teórico de organização das práticas de linguagem (Marcuschi, 2008). Em relação ao tipo de pesquisa, adotamos a pesquisa-ação, uma vez que ela permite aos atores envolvidos a construção de teorias e estratégias, que validadas dentro do seu campo de estudo, acarretam mudanças desejáveis para questionar ou solucionar uma problemática. Ao final desse estudo, buscaremos constatar como o uso da abordagem sistêmico-funcional, associada à concepção de letramento como prática social para o estudo e análise de textos, propicia a compreensão dos gêneros e seus diversos propósitos nos variados domínios sociais.
Presidente - 1675799 - PAULO DA SILVA LIMA
Interno - 1070846 - RUBENIL DA SILVA OLIVEIRA