???iracessibilidade???

DISCENTE: FRANCISCA KATRINE DE CARVALHO SOUZA
DATA: 31/08/2022
LOCAL: Bacabal - MA
TÍTULO: A FAVELA EM PERSPECTIVA COMPARADA: a expressão do espaço/lugar nas obras de Carolina Maria de Jesus e de Conceição Evaristo
PALAVRAS-CHAVES: Literatura comparada; Literatura afro-brasileira feminina; Espaço; Carolina; Conceição Evaristo
GRANDE ÁREA: Lingüística, Letras e Artes
ÁREA: Letras
SUBÁREA: Literatura Comparada
RESUMO: Esta dissertação tem como objeto de estudo os livros Quarto de despejo (1963) e Becos da memória (2017) das escritoras Carolina Maria de Jesus e Conceição Evaristo respectivamente. O objetivo deste trabalho é comparar os modos de representação do espaço em ambas as obras. De modo específico, pretende-se analisar o papel que a favela desempenha na vida de Carolina e Maria-Nova; ressaltando os aspectos sociais e geográficos trabalhados pelas autoras. O espaço nas narrativas, considerando que tal categoria, desempenha um papel como elemento formador da narrativa nas obras aqui analisadas. Além disso, discutir o lugar da escrita afro-brasileira feminina e sua relevância para nossos estudos, visto, que as duas escritoras escolhidas são de grande importância no cenário literário brasileiro. Em ambos os livros as escritoras proporcionam aos leitores uma visão de sujeitos que, em nosso quotidiano, são excluídos socialmente. Carolina conta em uma espécie de diário sua rotina na favela, como era sua vida e as lutas cotidianas contra a fome e a miséria vivendo em um local de exclusão. Enquanto em Becos da Memória, Maria-Nova relata como foi à construção da favela, a chegada dos primeiros moradores e, por fim narra a desconstrução com o processo de demolição, ressaltando o medo e a incerteza na vida das pessoas ao buscarem reconstruir suas vidas em um novo local. As simbologias dos nomes das obras são fundamentais para o entendimento das narrativas. Na obra de Conceição, becos remetem as pequenas e apertadas vielas que separam as casas por onde circulava os moradores, as vidas, as histórias, e a memória vem das lembranças de cada personagem. Já na obra de Carolina, esta compara a favela com um local em que este é utilizado para jogar tudo o que não se usa mais. Para o desenvolvimento deste trabalho, que se configura na metodologia da pesquisa bibliográfica, os teóricos que fundamentam este estudo são Tania Carvalhal (2006), Sandra Nitrini (2010) na Literatura Comparada, Yi Fu Tuan (1983), Aleida Assman (2011), Milton Santos (2009) sobre questões do espaço, Regina Dalcastagné (2014), Cuti (2009), Duarte (2018) abordando questões sobre a literatura feminina afro-brasileira, entre outros que deram suporte teórico para esta pesquisa. Procedeu-se a análise literária, observando os compassos adotados pelas autoras das obras. Dessa forma, procedeu-se a análise dos dados na qual verificou-se a representatividade do espaço favela nas referidas obras e a influência deste na vida das personagens. Para atingir tais resultados, buscou-se fundamento na literatura, na história e na cultura, interligando-se na composição do livro.
Presidente - 1877420 - WHERISTON SILVA NERIS
Interno - 1070846 - RUBENIL DA SILVA OLIVEIRA