???iracessibilidade???

DISCENTE: JAQUELINE DE SOUSA MACEDO
DATA: 30/08/2022
LOCAL: Sala 4
TÍTULO: A RETEXTUALIZAÇÃO DE TEXTOS EM PORTUGUÊS POR ALUNOS SURDOS: Uma análise a partir de textos multimodais
PALAVRAS-CHAVES: Gêneros Textuais, Retextualização, Sequência Didática.
GRANDE ÁREA: Lingüística, Letras e Artes
ÁREA: Lingüística
SUBÁREA: Lingüística Aplicada
RESUMO: O trabalho é uma pesquisa em andamento e tem como objetivo geral analisar como a retextualização de textos multimodais ajuda na produção de textos escritos em Língua Portuguesa por alunos surdos. Nesse viés, desenvolve-se a seguinte problemática: que estratégia(s) de retextualização são mais eficazes para a produção de textos em Língua Portuguesa por alunos surdos? Assim, a partir da aplicação de sequências didáticas do gênero dissertação escolar a alunos do 2° ano do Ensino Médio por meio do uso de textos multimodais como textos motivadores, pretendemos compreender como a retextualização auxilia nesse processo da escrita do português pelo surdo; identificando suas vantagens no uso dos textos multimodais como ferramenta didática para uma melhora na produção textual do aluno surdo. Ancorada no interacionismo sócio-discursivo (ISD) de Bronckart, a metodologia adotada para este estudo é a pesquisa-ação, com abordagem qualitativa, por meio do uso de intervenções didáticas aliadas ao ISD com Bronckart (2007) e de caráter descritivo-exploratório por utilizar o trabalho de reescrita por meio do uso de textos multimodais. Para tanto, partimos de um debate dos gêneros textuais como ferramenta de ensino, fundamentando-nos em Marcushi (2008) e Dolz & Schneuwly (2010), dentre outros e acerca da multimodalidade, estudos de Ribeiro (2016) e Dionísio (2005). Nosso trabalho é desenvolvido com alunos surdos do Ensino Médio de uma escola pública. Os resultados buscam comprovar a hipótese de que a reescrita, auxiliada pelo o uso de textos multimodais como motivadores, pode ser um elemento auxiliar na organização e desenvolvimento do pensamento do surdo e, consequentemente, uma melhora na produção de textos dissertativos deste sujeito. Mostrar, também, possíveis estratégias didáticas, criando assim, condições que possam levar esse sujeito surdo a uma melhora tanto na produção de novos textos, como na proficiência da escrita do português.
Presidente - 1675799 - PAULO DA SILVA LIMA
Interno - 1250641 - LUIS HENRIQUE SERRA