???iracessibilidade???

DISCENTE: JOSÉ RIBAMAR MOURA
DATA: 31/08/2022
LOCAL: Sala 4
TÍTULO: A NOTÍCIA JORNALÍSTICA COMO FENÔMENO DISCURSIVO NO PROCESSO DE LETRAMENTO NO ENSINO FUNDAMENTAL DOS ANOS FINAIS
PALAVRAS-CHAVES: Língua Portuguesa. Gêneros Discursivos. Notícia. Produção Textual. Letramento.
GRANDE ÁREA: Lingüística, Letras e Artes
ÁREA: Lingüística
RESUMO: A língua portuguesa é composta por regras gramaticais que falantes adotam para construção de enunciados com propagação de mensagens. O estabelecimento da comunicação classifica o homem como um ser social, incorporado a uma sociedade. O contexto educacional brasileiro é preocupante, especialmente, no tocante aos gêneros e competências linguísticas. O gênero notícia, visa promover o contato com o texto jornalístico informativo para melhoria do processo do letramento, bem como, do ensino e aprendizagem. Foi realizado a indagação: Como proporcionar ações de letramento de forma discursiva e interativa, fazendo uso do gênero jornalístico, em especial a notícia e seus veículos textuais, tendo por base turmas do 6º ano de uma escola pública de Alto Alegre do Maranhão? O objetivo foi mostrar a importância e utilidade do gênero jornalístico, destacando a notícia enquanto instancia que promove o letramento e fator de interação entre os sujeitos que dela fazem uso, situando-a no campo da interação verbal, partindo da análise de texto jornalísticos de circulação direta no ambiente escolar. Através de estudos bibliográficos, foram apresentados os modelos de comunicação e o polimorfismo linguístico, a fim de colaborar na comunicação oral e escrita, sendo realizado uma pesquisa de campo. O indivíduo deverá compreender a linguagem eloquente, em que seu emprego deverá ser dinâmico, com reconhecimento da riqueza linguística, que tem reflexos na qualidade da comunicação. A produção de textos propostos nas atividades de intervenção tem como prisma os aspectos do gênero notícia, onde fundamenta o estudo dos gêneros através de sequências didáticas que colaboram a produção.
Presidente - 1675799 - PAULO DA SILVA LIMA
Interno - 1070846 - RUBENIL DA SILVA OLIVEIRA