???iracessibilidade???
???inicioConteudo???

Banca de DEFESA: ALZILANE BENTO FERNANDES

2022-12-22 17:47:49.745

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: ALZILANE BENTO FERNANDES
DATA: 24/01/2023
HORA: 14:30
LOCAL: Bacabal - híbrido
TÍTULO: A LEITURA NO DOCUMENTO CURRICULAR DO TERRITÓRIO MARANHENSE: UMA ANÁLISE DISCURSIVA
PALAVRAS-CHAVES: Políticas Públicas. Leitura. Discurso. Documento Curricular do Território Maranhense
PÁGINAS: 76
GRANDE ÁREA: Lingüística, Letras e Artes
ÁREA: Lingüística
SUBÁREA: Teoria e Análise Lingüística
RESUMO: Esta pesquisa tem como objeto de estudo o discurso de/sobre leitura no Documento Curricular do Território Maranhense (DCTMA). O DCTMA surge a partir do movimento de (re)formulação dos currículos estaduais previsto na Base Comum Curricular Nacional (BNCC) como meio de complementação dos conteúdos comuns de acordo com as características regionais e locais. Ancorado no dispositivo teórico metodológico a Análise de Discurso materialista lança-se mão das noções de memória discursiva, forma-sujeito (PÊCHEUX, [1975] 2009) e sujeito-leitor (ORLANDI, [1988] 2012; 1987) pensando as formas de significação da realidade, os sentidos possíveis, as relações que vinculam o histórico, o ideológico e o político , em diálogo com uma perspectiva decolonial (FRANÇA, 2018) e com o campo da Educação Crítica (FREIRE, [1975] 2005). Temos como objetivo analisar o discurso de/sobre a leitura do Documento Curricular do Território Maranhense (DCTMA). Para tanto, constituímos um corpus composto por 16 sequências discursivas (SD) formuladas a partir de recortes do eixo Leitura, do texto introdutório e habilidades do componente de Língua Portuguesa e também de um vídeo que integra o conjunto de materiais destinados ao processo de implementação BNCC relacionados ao ensino-aprendizagem da leitura. Questionamos: Como funciona o discurso sobre leitura no Documento Curricular Território Maranhense? E como objetivos específicos: identificar o funcionamento discursivo de leitura no Documento Curricular do Território Maranhense e verificar as mudanças e permanências do discurso sobre leitura do Documento Curricular do Território Maranhense. Ao longo do trabalho, discute-se a leitura em uma perspectiva discursiva, e analisa-se os modos de significação da leitura na relação com o ensino como a proposta de um novo conceito que atualiza as relações entre ler/interpretar. O deslocamento sobre a produção de sentidos no Documento Curricular do território Maranhense permite, a partir da pergunta inicial sobre os sentidos de leitura no discurso dos documentos que normatizam o ensino da Língua Portuguesa no Brasil, chegar pela análise e pela abordagem teórica a uma questão teórico/política que se formula de outra forma, tocando, assim, a questão da produção do conhecimento: a tensão entre o saber interpretar/ poder interpretar.
MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 2270713 - GLORIA DA RESSURREICAO ABREU FRANCA
Interno - 700.965.201-59 - JOSE ANTONIO VIEIRA
Externo à Instituição - MARIANA. JAFET CESTARI - CEFET/MG

???fimConteudo???