???iracessibilidade???

DISCENTE: DENILSON MEDEIROS DOS SANTOS
DATA: 27/01/2023
LOCAL: Bacabal
TÍTULO: O uso dos gêneros textuais no ensino de língua materna: uma investigação em escolas de Codó e Timbiras
PALAVRAS-CHAVES: Ensino de Língua Materna; Gêneros Textuais; Práticas Didáticas; Ensino.
GRANDE ÁREA: Lingüística, Letras e Artes
ÁREA: Lingüística
SUBÁREA: Lingüística Aplicada
RESUMO: A presente pesquisa consiste em uma investigação sobre as práticas de ensino de língua materna por meio dos gêneros textuais nas escolas de Codó e Timbiras, municípios localizados no estado do Maranhão. Tem como objetivo geral pesquisar as práticas de ensino por meio de gêneros nas escolas de Codó e Timbiras. Tem como aporte teórico-metodológico as discussões feitas no campo da Linguística Aplicada, com especial contribuição dos estudos do gênero, principalmente quando dialogam com as discussões sobre o ensino de língua materna. A pesquisa tem como objetivo analisar documentos oficiais de ensino como, Base Nacional Comum Curricular (BNCC), Parâmetros Curriculares Nacionais – Língua Portuguesa (PCN LP); investigar em sala de aula de Codó e Timbiras a incidência do ensino por meio dos gêneros textuais e observar como as escolas de Codó e Timbiras trabalham o ensino de gênero. A pesquisa está em desenvolvimento e tem uma natureza descritiva e utiliza-se de técnicas como análise do conteúdo e pesquisa de campo, com aplicação de questionário na localidade investigada.
Presidente - 1250641 - LUIS HENRIQUE SERRA
Interno - 1207127 - MARIANA APARECIDA DE OLIVEIRA RIBEIRO