???iracessibilidade???

DISCENTE: MILENA OCERIA SALES
DATA: 31/07/2023
LOCAL: videoconferencia
TÍTULO: A ESCRITA EM DIÁLOGO COM O OUTRO: ALTERIDADE EM MONOGRAFIAS DO CURSO DE LETRAS
PALAVRAS-CHAVES: Alteridade; Diálogo; Monografia; Escrita.
GRANDE ÁREA: Lingüística, Letras e Artes
ÁREA: Lingüística
RESUMO: Este trabalho trata-se de um estudo que consiste em uma discussão sobre as relações dialógicas que o aluno de graduação estabelece com os discursos mobilizados na escrita da monografia. Nesta pesquisa problematizamos a monografia enquanto ato de fazer ciência na graduação, o que significa também a constituição de novos saberes frente a um objeto de pesquisa. Compreendemos o aluno da graduação como um pesquisador em formação. A monografia, sendo o último trabalho acadêmico desenvolvido pelo graduando, é também um espaço de possíveis reflexões frente a uma problematização que possa ter surgindo durante o percurso do aluno em sua formação. Tais reflexões são visíveis nas formas como se mobilizam os diversos discursos na escrita do texto, isto é, as formas de alteridade presentes no texto são capazes de denunciar o diálogo entre o aluno-pesquisador e os autores e teorias que são constituintes da escrita. Nesse sentido, partimos da seguinte pergunta: como se dá a relação dialógica do aluno-pesquisador com os diversos discursos mobilizados na escrita da monografia? Nosso corpus é composto por dez monografias escritas por alunos do curso de Letras de duas universidades públicas situadas na região Médio-Mearim do Maranhão. Tivemos como objetivo analisar como a alteridade se inscreve em monografias produzidas por alunos concluintes da graduação em Letras. O aporte teórico no qual esta pesquisa se ancora parte do Circulo Bakhtiniano, mais especificamente Volóchinov (1929) e Bakhtin (1929) com o conceito de dialogismo e discurso de outrem; Authier-Revuz (2004) com o conceito de heterogeneidade enunciativa e Coracini (1991) e Amorim (2004) com suas discussões sobre subjetividade e ciência. A partir disso, as duas grandes categorias que constituem nossas análises são as seguintes: a) vozes referenciadas; b) vozes não referenciadas. A primeira diz respeito às vozes passiveis de identificação através das formas de remissão ao discurso descritas por Authier-Revuz (2004), isto é, discurso direito, indireto, modalização em discurso segundo, ilha textual e discurso direto com “que”. A segunda diz respeito às vozes presentes no texto que não são passiveis de identificação a partir de uma referencia, pois não possuem marcações como, por exemplo, de acordo com, para o autor, ou ainda, não possuem os nomes ou datas dos autores ou obras citadas.
Externo à Instituição - ENIO SUGIYAMA JUNIOR - UFOB
Interno - 2350225 - KATIA CILENE FERREIRA FRANCA