???iracessibilidade???

DISCENTE: ANTONIA LUZIANE SILVA DE CASTRO
DATA: 13/07/2023
LOCAL: Sala virtual
TÍTULO: ESCRITA/ REESCRITA DE TEXTOS: O CICLO DE ENSINO APRENDIZAGEM COMO CAMINHO METODOLÓGICO NAS AULAS DE LINGUA PORTUGUESA DO 3º ANO DO ENSINO MÉDIO DE UMA ESCOLA PÚBLICA DA CIDADE DE BACABAL – MA
PALAVRAS-CHAVES: gêneros textuais; escrita e reescrita de textos; ciclo de ensino aprendizagem.
GRANDE ÁREA: Lingüística, Letras e Artes
ÁREA: Lingüística
SUBÁREA: Lingüística Aplicada
RESUMO: A presente pesquisa aborda o processo de escrita/reescrita de textos na escola, de modo a apresentar propostas didáticas baseadas nas contribuições da metodologia do ciclo de ensino aprendizagem para o processo de ensino de leitura e escrita de alunos do 3º ano do ensino médio. Para tanto, apresentaremos no presente estudo os conceitos e fundamentos dessa ferramenta de ensino, evidenciando a estrutura e análise de gêneros textuais presentes no currículo escolar. As problemáticas que conduzem este trabalho, baseiam-se na constante necessidade de melhorias nas práticas educativas, como por exemplo, o desenvolvimento de metodologias de ensino, que aplicadas no âmbito escolar, auxiliem e contribuam com o avanço da educação, principalmente no desenvolvimento das habilidades pertinentes a leitura e a escrita. Além disso, objetivando avaliar as contribuições do ciclo de ensino aprendizagem, buscamos questionar como o uso dessa metodologia, pode contribuir no desenvolvimento das habilidades de leitura e escrita de estudantes do 3º ano do ensino médio. Nesse sentido, em busca de respostas, objetivamos analisar como o processo de escrita/reescrita de textos, através da metodologia do ciclo de ensino aprendizagem, auxilia no desenvolvimento das habilidades de leitura e escrita de aluno dos anos finais do ensino médio, tendo como base o gênero argumentativo dissertação escolar. Para tanto, nos fundamentaremos, principalmente, nos estudos Silva (2016) e Lima (2014), que trazem perspectivas sobre a metodologia em estudo; nos construtos teóricos da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), dos Parâmetros Curriculares Nacionais de Língua Portuguesa (PCNLP) e no Documento Curricular do Território Maranhense (DCTMA), que abordam o ensino de Língua Portuguesa no contexto escolar brasileiro; nos estudos de Bronckart (2007), que propõe um modelo de arquitetura textual construído com base nas capacidades de linguagem; além, do aporte teórico de organização das práticas de linguagem (MARCUSCHI, 2008). Em relação ao tipo de pesquisa, adotamos a pesquisa-ação, uma vez que ela permite aos atores envolvidos a construção de teorias e estratégias, que validadas dentro do seu campo de estudo, acarretam mudanças desejáveis para questionar ou solucionar uma problemática. Ao final desse estudo, buscaremos constatar como o uso da abordagem sistêmico-funcional, associada à concepção de letramento como prática social para o estudo e análise de textos, propicia a compreensão dos gêneros e seus diversos propósitos nos variados domínios sociais.
Presidente - 1675799 - PAULO DA SILVA LIMA
Interno - 1070846 - RUBENIL DA SILVA OLIVEIRA