???iracessibilidade???

DISCENTE: GABRIELA ALMEIDA DE SOUSA
DATA: 29/07/2023
LOCAL: ONLINE
TÍTULO: O ENSINO DE LINGUA PORTUGUESA E AS CONCEPÇÕES DE LEITURA E ESCRITA NA ESCOLA MARANHENSE
PALAVRAS-CHAVES: Concepções de leitura; Concepções de linguagem; Efeito de sentido; Ensino de língua portuguesa.
GRANDE ÁREA: Lingüística, Letras e Artes
ÁREA: Lingüística
SUBÁREA: Teoria e Análise Lingüística
RESUMO: A presente dissertação em desenvolvimento que tem como objeto de estudo os efeitos de sentido, consiste em uma investigação que aborda como temática o ensino de língua portuguesa e as concepções de leitura e escrita na escola maranhense. Tomando enquanto questão norteadora: Como os efeitos de sentido projetados pelas concepções de linguagem e de leitura atravessam as práticas de linguagem estabelecidas pelo Documento Curricular do Território Maranhense prescritos nas orientações do componente de língua portuguesa interferem nas escolhas didático metodológicas do professor?, a pesquisa tem como objetivo geral: analisar os efeitos de sentido das concepções de linguagem e de leitura presentes nas orientações do componente curricular de língua portuguesa das series finais do ensino fundamental no DCTMA, investigando como se constitui a materialidade desses efeitos de sentido no documento. Além de especificadamente: verificar como se constitui a concepção enunciativa- discursiva nas práticas de linguagem presentes nos planos de aula e no organizador curricular do componente de língua portuguesa no DCTM; analisar o efeito de sentido das concepções de linguagem e de leitura presentes nas práticas de linguagem prescritas no DCTM buscando compreender a relações que estas estabelecem com o a leitura na escola. É um estudo qualitativo, de natureza teórica e analítica, que aborda o caráter descritivo na medida em que buscamos responder ao problema de pesquisa situamos nossas discussões no campo da Análise do Discurso –AD de orientação francesa, disciplina interpretativa que evidencia a materialidade linguístico-histórica, que a partir dos estudos de Pêcheux (2008, 2014) propõe a reflexão sobre a linguagem tendo suas bases fundadas no desconforto de não se ajeitar nas evidências e no lugar já-feito, nos conceitos de formação discursiva de Foucault (2008), de concepções de linguagem de Geraldi (2005), dos conceitos de Coracini (1995, 2005) acerca das concepções clássicas de linguagem, bem como os conceitos de leitura de Chartier (2004) entre outros autores que coadunem com os pressupostos teóricos da AD francesa.
Presidente - 700.965.201-59 - JOSE ANTONIO VIEIRA
Interno - 1675799 - PAULO DA SILVA LIMA