???iracessibilidade???

2023-09-11 11:49:07.309

DISCENTE: ORLANDO DIAS DA SILVA
DATA: 29/09/2023
LOCAL: Centro de Ciências de Bacabal (CCBa/UFMA)
TÍTULO: VARIAÇÃO LINGUÍSTICA E O ENSINO DE GRAMÁTICA NA EDUCAÇÃO BÁSICA: proposta de sequência didática para alunos do 7º ano do ensino fundamental com base nos três eixos para o ensino de gramática
PALAVRAS-CHAVES: Ensino de Língua Portuguesa. Três Eixos para o Ensino de Gramática. Variação. Sociolinguística. Sociolinguística Educacional.
GRANDE ÁREA: Lingüística, Letras e Artes
ÁREA: Lingüística
SUBÁREA: Sociolingüística e Dialetologia
RESUMO: Este trabalho de mestrado, ainda em desenvolvimento, objetiva elaborar duas sequências didáticas, sendo uma com base nas orientações dos documentos oficiais que regem a educação básica no Maranhão, como o Documento Curricular do Território Maranhense (Brasil, 2019) e no próprio livro didático utilizado na escola Unidade Integrada Terezinha Meireles Sales, localizada na cidade de Lago da Pedra, Maranhão, e a outra com base na proposta de intervenção denominada de três eixos para o ensino de gramática, propostos por Franchi (2006) e desenvolvidos por Vieira (2013; 2018). Além disso, pretende aplicar as duas sequências didáticas em duas turmas de sétimo ano da referida escola, para que as propostas sejam comparáveis entre si, a partir da resolução, pelos alunos participantes, de atividades avaliativas sobre a temática abordada. A hipótese central que se levanta é a de que a temática em tela, ao ser abordada pela perspectiva dos três eixos para o ensino de gramática, terá sua compreensão melhor absorvida pelos alunos, uma vez que parte dos usos reconhecidamente utilizados pelos alunos, em suas atividades comunicativas diárias, para chegar à elaboração de uma metalinguagem que padronize o conhecimento adquirido pelos alunos, levando, assim, os alunos ao domínio da norma culta padrão, necessária para o uso em contextos que exijam o uso dessa variedade linguística. O aparato teórico é o da Sociolinguística Variacionista (Labov, 2008[1972]), especificamente na sua suborganização denominada Sociolinguística Educacional (Bortoni-Ricardo, 2004; 2014; Cyranka, 2006; Faraco, 2008; Zilles; Faraco, 2015), campo que encontrou na sociolinguística brasileira campo fértil para o desenvolvimento de pesquisas. Espera-se que a elaboração, bem como a aplicação e avaliação das intervenções, em sala de aula, contribua para que se consolide a compreensão da importância da variação como um componente formador das línguas naturais, e que, por essa mesma razão, deve fazer parte do processo ensino-aprendizagem dos alunos da educação básica, como já preveem os documentos oficiais que regimentam o ensino de língua portuguesa no Brasil, como a Base Nacional Comum Curricular [BNCC] (Brasil, 2017).
Presidente - 2248124 - WENDEL SILVA DOS SANTOS
Interno - 1250641 - LUIS HENRIQUE SERRA