???iracessibilidade???

DISCENTE: ALEX DE CASTRO DA COSTA
DATA: 22/11/2023
LOCAL: Sala 4
TÍTULO: A PRODUÇÃO DE TEXTOS NA EDUCAÇÃO BÁSICA: desenvolvendo as capacidades de linguagem
PALAVRAS-CHAVES: Reescrita; Interacionismo sociodiscursivo; Sequência didática; Gêneros textuais.
GRANDE ÁREA: Lingüística, Letras e Artes
ÁREA: Lingüística
RESUMO: O presente trabalho trata de uma prática de escrita/reescrita na escola, com a finalidade de apresentar uma proposta de intervenção em textos escolares a partir do ensino do gênero textual artigo de opinião, embasada nos pressupostos teórico-epistemológicos do Interacionismo Sociodiscursivo e direcionada a alunos do 9º ano do ensino fundamental II da escola municipal Senador Alexandre Costa, na cidade de Pio XII-MA. Dessa forma, a questão norteadora desta pesquisa é a seguinte: quais as habilidades e dificuldades os alunos do 9º ano de uma escola pública em Pio XII/MA tiveram ao mobilizarem suas capacidades de linguagem na produção do gênero artigo de opinião? Para oferecer uma solução a essa problemática, desenvolvemos o seguinte objetivo geral: analisar o processo de escrita/reescrita do gênero artigo de opinião nas séries finais do ensino fundamental mediado por meio da sequência didática. Como específicos: utilizar a correção textual interativa e a lista de constatações como reguladoras do processo de produção de textos; verificar a mobilização das capacidades de linguagem dos discentes na produção do artigo de opinião; empregar a sequência didática como ferramenta auxiliar na produção de textos na escola; averiguar em que sentido a sequência didática contribui para a produção dos textos dos estudantes; contribuir de forma significativa, através das reflexões propostas neste trabalho, para um ensino de produção textual que apresente bons resultados e proporcione, por conseguinte, momentos sociodiscursivos e reflexivos nas aulas de língua portuguesa. Em concordância com os objetivos escolhidos, a perspectiva metodológica adotada será a qualitativa que, segundo Lara e Molina (2011), visa a uma investigação direta dos dados em seu ambiente natural. A escolha deste paradigma metodológico se dará porque o contexto situacional passa a ser considerado, de modo que, além dos resultados, o processo também é qualificado. Dessa maneira, sob o ponto de vista da abordagem do problema de pesquisa, a investigação que será realizada é de cunho qualitativo e colaborativo, sendo, portanto, classificada como pesquisa-ação. Quanto aos procedimentos técnicos, será realizada a pesquisa bibliográfica. O embasamento teórico que sustenta esta pesquisa está ancorado nos estudos de Bronckart (1999), Dolz e Schneuwly (1999, 2004, 2004b), Cristovão (2001, 2007), Machado (2004), Machado e Cristovão (2006), Gonçalves e Barros (2010), Barros (2012), Gonçalves e Ferraz (2014), Nascimento e Pereira (2014), Gonçalves (2007, 2011), dentre outros autores. Com este estudo, pudemos constatar uma significativa evolução entre a primeira e a última produção dos estudantes, em que eles demonstraram terem se apropriado do gênero e internalizado suas principais características sociocomunicativas. Outrossim, averiguamos um desenvolvimento considerável das capacidades de linguagem dos alunos, pois ao longo do processo eles foram desenvolvendo-as e demonstrando maior proficiência em relação a elas.
Presidente - 1675799 - PAULO DA SILVA LIMA
Interno - 1070846 - RUBENIL DA SILVA OLIVEIRA