???iracessibilidade???

DISCENTE: FRANCISCO DAS CHAGAS SOUSA ANDRADE
DATA: 29/01/2024
LOCAL: http://www.meet.google.com/nkv-kirr-mkb
TÍTULO: CRENÇAS DE DOCENTES E DISCENTES: AUTONOMIA E MOTIVAÇÃO NA APRENDIZAGEM DE INGLÊS COMO LÍNGUA ESTRANGEIRA
PALAVRAS-CHAVES: Crenças de professores; crenças de alunos; autonomia na aprendizagem de línguas; motivação na aprendizagem de línguas.
GRANDE ÁREA: Lingüística, Letras e Artes
ÁREA: Lingüística
SUBÁREA: Lingüística Aplicada
RESUMO: Esta pesquisa tem como objetivo geral investigar a relação entre as crenças de alunos e professores sobre o ensino/aprendizagem de inglês como língua estrangeira, analisando como essas crenças influenciam as práticas de ensinar e aprender a língua inglesa no contexto de uma escola pública no município de Vargem Grande, MA. Para atingir esse objetivo, os seguintes objetivos específicos são estabelecidos: identificar, analisar e descrever as crenças de professores e alunos em relação ao ensino de língua inglesa dentro do contexto escolar; investigar como professores e alunos desenvolvem suas crenças sobre ensinar e aprender língua inglesa; avaliar a influência das crenças dos professores na motivação e autonomia dos alunos no aprendizado da língua inglesa. A pesquisa é guiada pela seguinte questão-problema: “Como as crenças influenciam as ações dos participantes?” A metodologia adotada é um estudo de caso com abordagem qualitativa, focando nos alunos do 3º ano do ensino médio do turno matutino da referida escola. O referencial teórico é construído com base em autores relevantes para cada aspecto investigado. Para as crenças, são considerados autores como Barcelos(2004, 2015), Kalaja, Barcelos e Aro (2018), Fiorelli (2017), Shibasaki (2019) e Pimentel (2021). A motivação é analisada à luz das teorias de Gardner (1995), Mantle-Bromley (1995) e Dörnyei (1998, 2001). Quanto à autonomia, o estudo se baseia nas contribuições de Benson e Voller (1997), Benson (2001), Holec (1981), Little e Dam (1998) e Leffa (2003, 2017). Com base na metodologia e no referencial teórico, espera-se alcançar uma compreensão aprofundada das crenças de alunos e professores sobre o ensino e aprendizagem de língua inglesa. Os resultados podem revelar padrões de crenças compartilhados ou divergentes entre os participantes, evidenciando influências nas práticas de ensino e aprendizado. Em relação à motivação, os resultados podem indicar como as crenças dos professores afetam a motivação intrínseca e extrínseca dos alunos, bem como sua perseverança no aprendizado da língua. No que diz respeito à autonomia, a pesquisa pode revelar até que ponto as crenças dos alunos influenciam sua capacidade de assumir responsabilidade pelo próprio processo de aprendizagem.
Externo à Instituição - DIEGO CANDIDO ABREU - UERJ
Co-orientador - 1250641 - LUIS HENRIQUE SERRA