???iracessibilidade???
???inicioConteudo???

Banca de DEFESA: ANTONIA KARINE DO NASCIMENTO ROSENDO CAVALCANTE

2024-01-22 18:09:14.563

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: ANTONIA KARINE DO NASCIMENTO ROSENDO CAVALCANTE
DATA: 28/02/2024
HORA: 14:30
LOCAL: Sala de reuniões virtual - Meet - https://meet.google.com/fum-qwwd-qkp
TÍTULO: A Literatura Kafkiana como suporte narrativo em Resident Evil: Revelations 2
PALAVRAS-CHAVES: Games, Franz Kafka, Literatura, Resident Evil: Revelations 2.
PÁGINAS: 80
GRANDE ÁREA: Lingüística, Letras e Artes
ÁREA: Letras
SUBÁREA: Literatura Comparada
RESUMO: A pesquisa explora a relação entre literatura e videogames, com foco na obra de Franz Kafka e sua adaptação em Resident Evil: Revelations 2, jogo da Capcom de 2015. O estudo analisa como os elementos literários kafkianos enriquecem a narrativa do jogo, oferecendo uma experiência mais profunda e imersiva para os jogadores . A pesquisa abrange a inserção de citações, referências a personagens e locais de Kafka no jogo, além de desenhos feitos pelo escritor. A metodologia adotada inclui uma análise detalhada do jogo e a relação de seus elementos com a obra de Kafka, assim o foco é na análise da interação entre literatura e videogames: como as obras de Franz Kafka influenciam a narrativa de Resident Evil: Revelations 2. Inicialmente, investigou-se o elemento absurdo característico de Kafka e sua relação com o gênero survivor horror nos games. A metodologia usada possibilitou o aprofundamento em três aspectos específicos: 1) citações de obras kafkianas durante a gameplay; 2) Referências à obra de Franz Kafka através de itens colecionáveis nos cenários do game; 3) obras de Kafka funcionando como elemento do próprio jogo através da personagem Alex Wesker. Essa abordagem multidimensional buscou entender como a literatura pode enriquecer e se adaptar ao contexto dos videogames a partir de estudos de Baumann (2008); Carone (2011); Vieria (2017); Martins (2021), dentre outros. A pesquisa demonstra que Kafka, com seu estilo absurdo e surreal, adapta-se ao universo dos games, no gênero survival horror. A presença de Kafka no jogo não é apenas uma homenagem literária, mas uma estratégia que agrega camadas de significado à experiência do jogador. O estudo conclui que a literatura de Kafka foi eficazmente adaptada para enriquecer a narrativa de Resident Evil: Revelations 2, pois a adaptação não apenas oferece uma nova perspectiva para a obra de Kafka, mas também ilustra o potencial da literatura em influenciar e enriquecer os videogames. A pesquisa contribui significativamente para os estudos de games e estimula futuras pesquisas na área.
MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1743058 - DILSON CESAR DEVIDES
Interno - 1474768 - NAIARA SALES ARAUJO SANTOS
Externo à Instituição - MICHELLE MITTELSTEDT DEVIDES - CEFET-MT

???fimConteudo???