???iracessibilidade???
???inicioConteudo???

Banca de DEFESA: ALINE KANANDA MATIAS SILVA

2024-01-28 14:57:43.608

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: ALINE KANANDA MATIAS SILVA
DATA: 26/02/2024
HORA: 16:00
LOCAL: UFMA
TÍTULO: DIDATIZAR PARA POPULARIZAR: um estudo sobre a construção de enunciados de divulgação científica em revistas voltadas especializadas
PALAVRAS-CHAVES: Discurso. Divulgação Científica. Revistas de divulgação cientifica.
PÁGINAS: 118
GRANDE ÁREA: Lingüística, Letras e Artes
ÁREA: Lingüística
SUBÁREA: Teoria e Análise Lingüística
RESUMO: RESUMO O Discurso de Divulgação Científica (DDC) tem o papel de apresentar o conhecimento científico para o grande público leitor, a partir de uma didatização, a qual não visa formar especialistas, mas levar esse conhecimento para a população que não pertence à comunidade científica. O DDC articula o que dizer, como dizer, para quem dizer e a finalidade de publicizar, popularizar o que é produzido por cientistas e voltado para o esclarecimento de problemas de diferentes naturezas presentes na sociedade. Divulgar, popularizar é um modo de contribuir para a compreensão e saídas para os problemas, logo, precisa alcançar muitos e diferentes leitores, especialmente aqueles que buscam respostas a partir de revistas especializadas na Divulgação Científica (DC). Nesse sentido, temos o objetivo de analisar o processo de didatização do discurso de divulgação científica em periódicos especializados. Fazer essa análise significa lançar um olhar para a heterogeneidade mostrada de formas enunciativas que são utilizadas como estratégias de popularização do saber científico; significa olhar para o lugar do leitor na construção desse dizer com valor pedagógico; assim como observar o modo como o divulgador constrói a mediação entre a ciência e os leitores leigos. Para tanto, temos como objeto de análise duas revistas: Superinteressante e Questão de Ciência. Selecionamos como corpus de análise 6 artigos de DC, três para cada revista, publicados entre os anos de 2020 e 2021. São enunciados relacionados à pandemia da Covid-19. Como problema de pesquisa, temos os seguintes questionamentos: Como se estabelece o processo de didatização da divulgação científica em revistas especializadas? Que estratégias envolvendo a heterogeneidade de formas enunciativas são mobilizadas pelo divulgador para alcançar o público leitor? Como acontece a mediação entre o conhecimento científico e o grande público? Para a constituição do quadro teórico, investimos em Bakhtin (2011), Bakhtin/Volochínov (2014) sobre a concepção dialógica da linguagem, que acredita que todo discurso é dirigido para um outro, a partir de uma determinada intenção; em Authier-Revuz (1998) sobre o conceito de discurso como reformulação, que é construída pela didatização do saber científico; em Libâneo (2006) sobre a didática como um processo que busca favorecer o ensino-aprendizagem. Além de outros autores, que nos ajudam a discutir sobre a divulgação científica produzida na esfera jornalística. Como resultados, apontamos que a divulgação científica busca estabelecer estratégias para didatizar o saber científico ao grande público, a partir de mecanismos linguísticos e discursivos que facilitam a compreensão da linguagem hermética e específica de uma comunidade científica, assim como atuam para a democratização da ciência, a qual permite às pessoas enfrentarem os problemas cotidiano, interrogarem o que parece óbvio e compreenderem os fenômenos do mundo de modo crítico.
MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 2350225 - KATIA CILENE FERREIRA FRANCA
Interno - 700.965.201-59 - JOSE ANTONIO VIEIRA
Interno - 1250641 - LUIS HENRIQUE SERRA
Externo ao Programa - 1805229 - REGYSANE BOTELHO CUTRIM ALVES

???fimConteudo???