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Banca de DEFESA: MARCO AURÉLIO GOULART DOS SANTOS

2024-02-05 10:32:41.622

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: MARCO AURÉLIO GOULART DOS SANTOS
DATA: 27/02/2024
HORA: 10:00
LOCAL: meet.google.com/dab-prtc-jnr
TÍTULO: O MARANHÃO EM HAICAI: CANTO DO SABIÁ, DE BENEDITA AZEVEDO
PALAVRAS-CHAVES: Canto do Sabiá; Haicai; poesia maranhense; Benedita Azevedo.
PÁGINAS: 116
GRANDE ÁREA: Lingüística, Letras e Artes
ÁREA: Letras
SUBÁREA: Literatura Brasileira
RESUMO: Esta pesquisa se propôs a investigar, tomando a ressonância do haicai (poesia japonesa) como método e partindo de uma abordagem histórico-cultural, se a autora, Benedita Azevedo, elabora a forma poética de sua escritura sob a influência do haicai tradicional – ao tratar de elementos próprios à cultura maranhense e consequentemente brasileira, identificando os traços significativos e relevantes que se estabelecem no terreno da criação e da intertextualidade no produto final de sua poesia. A perspectiva crítico-reflexiva de construção do saber é aquela em que existe espaço para o questionamento e a reflexão sobre o ordenamento das coisas, o que viabiliza a construção de sentidos e significados. A partir dessa proposta, definiu-se, como objeto da pesquisa, a obra Canto de Sabiá, de Benedita Azevedo. Diante disso, guiamo-nos pela pergunta norteadora: Benedita Azevedo ressignifica tal forma poética dentro de sua própria cultura? Para tanto, identificou-se as características das estações do ano no cenário brasileiro por meio da kigologia de Goga e Oda (1996), como possível resposta para nosso problema, numa análise dos poemas na escritura Canto de Sabiá (2006). Os resultados apontaram a historiografia de alguns haicaístas maranhenses em confluência com a análise da obra Canto de Sabiá, de Benedita Azevedo. O que se verificou, no contexto da obra de Benedita Azevedo, é que ela tenha se encantado pela literatura japonesa, o haicai, por ser, justamente, poesia que preza pela simplicidade e desvela um universo imagético. No desenvolvimento da escritura da dissertação, buscou-se dirimir o entendimento do que é haicai e a falta de teoria sobre ele no Maranhão, estabelecendo-se um trabalho contextualizado do texto literário, desenvolvido a partir da mediação da história e do texto Canto de Sabiá (2006), pautada pela análise e intertextualidade. Evidenciou-se, a partir dos resultados, a necessidade de maior verticalização no texto corpus da pesquisa, a ser devolvido nos capítulos II e III, a fim de que se oportunize um estudo detalhado do haicai no Maranhão, fundamentado na criticidade, que colabore para o desenvolvimento de outras pesquisas.
MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 797.148.381-34 - CACIO JOSÉ FERREIRA
Interno - 1398899 - LUCELIA DE SOUSA ALMEIDA
Externo à Instituição - NORIVAL BOTTOS JÚNIOR - UFAM

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