???iracessibilidade???

DATA: 29/02/2024
LOCAL: ONLINE
TÍTULO: O Discurso Coach x O Empreendedorismo Alegórico
PALAVRAS-CHAVES: Discurso. Coach. Empreendedorismo. Alegoria.
GRANDE ÁREA: Lingüística, Letras e Artes
ÁREA: Lingüística
SUBÁREA: Teoria e Análise Lingüística
RESUMO: O ambiente contemporâneo vem sendo marcado por intensas transformações sociais, econômicas e tecnológicas e isso tem propiciado o surgimento de discursos que influenciam profundamente as mentalidades e práticas individuais e coletivas principalmente no tocante ao desenvolvimento pessoal e profissional das pessoas. O coaching como o processo de desenvolvimento profissional e pessoal, que visa o desenvolvimento de habilidades específicas, possui fundamentação científica e acadêmica e se feito de forma adequada e ética torna-se uma ferramenta de grande relevância social. As pessoas que desempenham papel de coach em processos de coaching, ganharam grande relevância com suas reuniões de imersão graças ao advento das redes sociais, principalmente o Instragram e, de forma bastante equivocada e buscando incessantemente o lucro, construíram discursos que deturpam gravemente diversos conceitos acadêmicos e científicos, como é o caso do conceito de Empreendedorismo, levando a uma ideia alegórica e errônea do mesmo, provocando dessa forma diversos prejuízos pessoais, emocionais e principalmente financeiros. A problemática central da pesquisa aqui apresentada, reside na compreensão de como publicações de coaches ligados à Administração e Economia, constituem uma ideia alegórica do empreendedorismo, destacando a relação entre os efeitos de sentido materializados nas postagens desses profissionais brasileiros e o imaginário coletivo sobre o empreendedorismo na sociedade brasileira. O objetivo geral dessa dissertação é investigar as relações existentes entre os efeitos de sentido presentes nas publicações desses profissionais brasileiros no Instagram e o imaginário sobre o empreendedorismo no contexto sociocultural brasileiro. Para se contemplar tal objetivo, a pesquisa propõe uma abordagem abrangente. A busca pela identificação de diferentes práticas discursivas adotadas por profissionais do coaching brasileiros em suas publicações nas redes sociais, momento fundamental para o entendimento e compreensão da diversidade de discursos e estratégias comunicativas que buscam o alcance dos objetivos pessoais desses profissionais. A verificação da relação teórico-metodológica entre o discurso empreendedor presente nas postagens dos coaches e o conceito teórico-metodológico de empreendedorismo além da análise discursiva dos efeitos produzidos pela materialização do discurso coach nas redes sociais. Fez-se necessário uma discussão acerca dos principais conceitos de discurso, sujeito, condições de produção, interdiscurso, formação imaginária e os efeitos discursivos da produção sob a perspectiva de autores como Pêcheux, 1983, Orlandi, 1999.
Presidente - 700.965.201-59 - JOSE ANTONIO VIEIRA
Interno - 1877420 - WHERISTON SILVA NERIS