???iracessibilidade???

DISCENTE: ALEXSANDRA MARTINS FERREIRA DE ABREU
DATA: 30/05/2022
LOCAL: meet.google.com/yvq-cvkt-wjz
TÍTULO: VITRINE TECNOLÓGICA: integração academia-empresa através do Núcleo de Inovação Tecnológica da UFMA
PALAVRAS-CHAVES: Vitrine Tecnológica. Propriedade Intelectual. Inovação
GRANDE ÁREA: Ciências Sociais Aplicadas
ÁREA: Administração
RESUMO: As Vitrines Tecnológicas são importantes ferramentas de divulgação da propriedade intelectual desenvolvidos e protegidos no âmbito da Universidade, possibilitando interações entre Universidade, Empresa que visam transferência de tecnologias para a geração de inovações. O objetivo do estudo é desenvolver Vitrine Tecnológica para divulgação da Propriedade Intelectual para integração academia-empresa através do Núcleo de Inovação Tecnológica da UFMA. A metodologia adotada foi a pesquisa exploratória e descritiva com abordagem qualitativa, onde foram realizadas observações direta das características das vitrines de outras instituições, no portfólio de tecnologias protegidas pela UFMA e entrevistas com os gestores do campo de estudo. O campo escolhido para a realização deste trabalho foi a Coordenação de Prospecção e redação de Patente (CPRP) e a Coordenação de Transferência de Tecnologias, Capacitação e Difusão (CTCD) da Universidade Federal do Maranhão por ser os setores da Diretoria de Pesquisa e Inovação Tecnológica (DPIT) da Agência de Inovação, Empreendedorismo, Pesquisa, Pós-Graduação e Internacionalização da UFMA (AGEUFMA) A Vitrine de Tecnologias da UFMA encontra-se em etapa de desenvolvimento a partir do levantamento dos dados da identificação dos ativos de Propriedade Intelectual desenvolvidos e protegidos pela UFMA e da análise das ações desenvolvidas para divulgação da Propriedade Intelectual da UFMA. Os resultados apresentaram 330 ativos de Propriedade Intelectual no período compreendido entre 2009 a junho de 2021 sendo 201 pedidos de Patentes depositados, 113 registro de Programa de Computador, 8 registro de Marca e 8 registro de Desenho Industrial e que mesmo havendo algumas estratégias de divulgação, o número de interessados ainda é insuficiente, Sendo a Vitrine Tecnológica um importante canal para aumentar a visibilidade das tecnologias registradas pelo Núcleo de Inovação da Universidade Federal do Maranhão.
Presidente - 257.660.403-00 - ANTONIO FRANCISCO FERNANDES VASCONCELOS
Externo ao Programa - 1086109 - FERNANDO CARVALHO SILVA