???iracessibilidade???

DISCENTE: JOYCE FERNANDA JANUÁRIO DA SILVA CIRQUEIRA
DATA: 31/08/2022
LOCAL: http://meet.google.com/dae-qpmv-shw
TÍTULO: GESTÃO DA PROPRIEDADE INTELECTUAL EM ICTs: Uma solução tecnológica para administração de pedidos peticionados no INPI
PALAVRAS-CHAVES: Propriedade industrial, agência de inovação, tecnologia, gerenciamento.
GRANDE ÁREA: Ciências Sociais Aplicadas
ÁREA: Administração
RESUMO: A Propriedade Intelectual (PI) garante o direito de propriedade exclusiva ao titular da criação, proporciona meios de proteção contra apropriação indevida e o privilégio da exclusividade na exploração por terceiros. Juntamente com a responsabilidade da proteção de uma propriedade intelectual, está o compromisso do acompanhamento de todo o processo após o peticionamento eletrônico no site do Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI). Nesse sentindo, o objetivo deste trabalho foi desenvolver uma ferramenta para a Gestão da Propriedade Intelectual em Instituições de Ciência, Tecnologia e Inovação (ICT), a fim de promover maior agilidade, segurança e eficiência nos processos internos dos NITs. O sistema foi elaborado com base no mapeamento de 08 (oito) ICTs, realizado nos meses de maio e junho de 2022, afim de identificar a forma particular com que gerenciam suas propriedades intelectuais. Para tanto, foi realizada uma pesquisa qualitativa, com base na aplicação de entrevistas, com gestores e colaboradores de NITs. Por meio de uma tabela comparativa com as respostas de cada entrevistado, foi possível identificar as principais formas de gestão dos processos de PI de cada ICT, permitindo assim detectar possíveis gargalos e perspectivas de melhorias em uma gestão, contribuindo assim para o aperfeiçoamento. Para isso, como resultado, foi desenvolvido os seguintes produtos: Sistema Gestão de PI (GPI) com resultados satisfatórios em termos de funcionalidade e usabilidade; pedido de registro do software junto Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI); desenvolvimento do Manual do usuário com orientações para uso do sistema e submissão do artigo em revista científica.
Presidente - 3461415 - RAFAEL FERNANDES LOPES
Externo à Instituição - IRINEU AFONSO FREY - UFSC