???iracessibilidade???

DISCENTE: MARIA DAS GRACAS FARIAS
DATA: 02/12/2022
LOCAL: Google Meet
TÍTULO: Mapeamento das produções de Tecnologias Sociais dos Programas de Pós-Graduação da Universidade Federal do Maranhão
PALAVRAS-CHAVES: tecnologia social; sustentabilidade; Universidade pública; pesquisa e extensão.
GRANDE ÁREA: Ciências Sociais Aplicadas
ÁREA: Administração
RESUMO: O objetivo da pesquisa é identificar as produções de Tecnologias Sociais (TS) dos Programas de Pós-graduação da Universidade Federal do Maranhão – UFMA, a nível de mestrado, pois as TS são ferramentas de inclusão social e seu processo pode envolver atores como a universidade como incentivadora e a comunidade local como agente participativo e receptivo. Justifica-se este estudo pela necessidade dá visibilidade e incentivo a produção de TS na academia, a partir da divulgação de soluções inovadoras desenvolvidas em diferentes áreas do ensino, pesquisa e extensão da universidade. No sentido institucional as TS podem ser vistas como ferramentas para empoderamento da instituição. Desta forma atenderá as demandas da sociedade no que se refere aos índices de desigualdades social. E para atende o objetivo realizou-se os procedimentos metodologico em duas fases. A primeira, foi através da coleta de dados a partir do levantamento bibliográfico para o entendimento sobre TS. A segunda fase, foi dividida em três etapas: na etapa inicial, foi através da pesquisa exploratória com objetivo de identificar as produções de mestrados com proposição de TS, foram analisada a partir de conceitos de TS. Buscou-se materiais nos sitios dos programas de pós-graduação da UFMA e no portal da Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFMA. Dessa forma, selecionou-se os trabalhos que apresentam características a serem candidatas a TS, através dos parâmetros de acordo com os dados propostos pelo Instituto de Tecnologia Social (ITS) e Fundação Banco do Brasil (FBB). E, também se adotou as características apontadas no projeto de lei n. 111, 2011; e o Projeto de Lei 3329/15 que cria a Política Nacional de Tecnologia Social (PNLS). Na etapa intermediaria, aplicou-se questionário aos desenvolvedores dos trabalhos de conclusão de cursos candidatos TS, aos grupos de pesquisas. Aos coordenadores de cursos de mestrado com objetivo de analisar a viabilidade da produzir TS nos cursos de Pós-graduação. Fez-se entrevista com os pró-reitores de graduação para conhecer as políticas sobre tecnologias sociais, e conhecimentos sobre a possibilidade de cria um repositório ou catálogo com as TS selecionadas. E, por fim, após análise de toda a documentação foram reunidos em um Relatório Técnico Conclusivo (RTC) e disponibilizado a instituição campo da pesquisa, UFMA. Apresenta como resultado parcial no mapeamento dos trabalhos de pós-graduação a nivel stricto sensu na Universidade Federal do Maranhão, a análise de 1.937 trabalhos, dessa amostra resultou 24 trabalhos que evidenciaram as caracteristicas e paramentos de TS. A partir da discussão foi conduzido uma análise tematica para averiguar se estes trabalho seguiam todos os padrões de uma TS. Confirmando as considerações encontradas na literatura pode-se inferir que as Tecnologias Sociais desenvolvidas nas universidades têm potencial que contribuem não só com o papel social da universidade, como também com os acadêmicos, a comunidade e todos os atores envolvidos. No entanto, a universidade deve ter uma conexão com a comunidade que pretende impactar, e para isso, faz-se necessário conectar os pilares do ensino, pesquisa e extensão. Com o propósito de conectar o conhecimento produzido na universidade em prol do enfrentamento das questões socioeconômicas, principal motivo para se alinharem à TS e que reforça o papel de instituições como a universidade. Pois os resultados obtidos confirmam a aderência da TS à proposta da relação universidade, ciência, tecnologia e sociedade. Contudo, há limitação na identificação de trabalhos realizados na academia com objetivo social. Tendo em vista que não foi possível analisar a repercussão dessas tecnologias sociais produzidas nos cursos de pós-graduação da UFMA nos locais onde foram aplicadas, ainda assim, pela ausência de identificação dos trabalhos na prática em conjunto com a comunidade, a pesquisa realizada se mostra como um passo inicial no debate, contribuindo não só para investigar experiências como a da pós- graduação, mas também para entender a novidade que está presente nos trabalhos de conclusão de mestrado. Conclui que as tecnologias sociais, se configuram como ferramentas de inclusão social e podem auxiliar na formação acadêmica por meio da pesquisa e extensão. No entanto, a produção de TS no ambito academico não se apresenta como uma prática constante. O que evidencia a necessidde de adequação da universidade ao principios e parâmentros que possam lhe conceder o status de instituição não assitenicalista, mas que pode contribuir com tal situal de vunerbilidade encotrada pela propria sociedade que nela está inserida. Pois, enxerga as tecnologias convencinais associadas as TS é uma realidade que deve ser acompanhda de prosposta de incentivo a diversos atores a se aliar como proponente da TS, a universidade e a sociedade.
Externo à Instituição - ALBERTO CHAMBELA NETO - UENF
Externo à Instituição - GUILHERMINA MARIA VIEIRA CAYRES NUNES - UFPA