???iracessibilidade???

DISCENTE: ERLANE MARIA DE SOUSA ALCANTARA
DATA: 16/12/2022
LOCAL: videochamada: https://meet.google.com/pto-hcfh-eap
TÍTULO: CLUBES DE LEITURA: proposta de uma solução tecnológica para gerenciamento e compartilhamento de leituras literárias e incentivo à leitura
PALAVRAS-CHAVES: Palavras-chave: clubes de leitura; desenvolvimento de aplicativo; leitura.
GRANDE ÁREA: Ciências Sociais Aplicadas
ÁREA: Administração
RESUMO: As tecnologias de informação e comunicação (TIC) revolucionaram a produção e o acesso à informação. A forma de consumir informação e conteúdo cultural pela internet por meio de dispositivos móveis fez emergir novos paradigmas da prática da leitura. Porém, apesar da disseminação e difusão em massa de dispositivos móveis e internet, a leitura não é um hábito recorrente na vida da maior parte dos brasileiros. Por isso, iniciativas que preconizam e valorizam o hábito da leitura, basta ver os clubes de leitura, são relevantes e necessárias para mudar o retrato de um Brasil que lê pouco. Desse modo, a proposta deste trabalho é promover os clubes de leitura do Brasil por meio de um aplicativo para gerenciamento e compartilhamento de leitura literária e incentivo à leitura. O trabalho caracterizou-se como pesquisa aplicada e tecnológica quanto a sua finalidade; pesquisa exploratória e descritiva, quanto aos objetivos propostos; e pesquisa bibliográfica e de levantamento quanto aos procedimentos técnicos utilizados. Realizou-se um estudo prospectivo sobre apps e/ou softwares com o objetivo de identificar aplicativos nacionais semelhantes à solução tecnológica proposta. O estudo prospectivo executado na Base de Programas de Computador do INPI e na Play Store não identificou, até fevereiro de 2022, nenhum aplicativo ou software nacional similar. Realizou-se também uma pesquisa com os clubes de leitura do Brasil, usando como instrumento um questionário semiestruturado, no intuito de mapear, desvendar perfis, levantar características de gerenciamento dos clubes de leitura para auxiliar no desenvolver do aplicativo web. Identificou-se o modus operandi e características dos clubes de leitura, confirmou e captou requisitos de funcionalidade presentes na proposta inicial do app e para versão futura. Elaborou-se a marca do app que foi precedida de uma busca de anterioridade na base do INPI. O processo de registro da marca já teve seu exame formal concluído e a publicação de pedido de registro para oposição consta na RPI nº 2696, sob o nº 927734117. A versão inicial do App Clubes de Leitura está em fase de conclusão, assim, escolheu-se como teste de validação o teste de usabilidade e funcionalidade (fase em andamento), e os procedimentos para a solicitação e concessão do registro de software estão em preparação.
Externo à Instituição - JOAO BATISTA BOTTENTUIT JUNIOR - UNICAMP
Externo à Instituição - JOÃO PEDRO DE CASTRO NUNES PEREIRA - UESC-BA