???iracessibilidade???

DISCENTE: GRACELYNNE OLIVEIRA SANTOS
DATA: 24/02/2023
LOCAL: Google Meet
TÍTULO: CHATBOT PARA BIBLIOTECAS: um assistente virtual para tirar dúvidas relacionadas à Lei de Direito Autoral
PALAVRAS-CHAVES: Inteligência artificial; Software; Propriedade Intelecutal
GRANDE ÁREA: Ciências Sociais Aplicadas
ÁREA: Administração
RESUMO: A lei 9.610/98 relacionada ao direito autoral no Brasil é extensa e ao longo dos seus 115 artigos, protege as obras intelectuais literárias, científicas, artísticas e musicais, que foram exteriorizadas por qualquer meio. A lei não avalia o mérito de cada obra, mas confere a proteção independente do suporte em que a obra seja fixada. As bibliotecas em seu papel social de democratizar e disseminar informações a comunidade que serve, disponibiliza diferentes obras protegidas pela lei de direito autoral, mas não tem o controle de conferir se os usuários infringem esta lei ao utilizar os materiais informacionais emprestados. O objetivo deste trabalho é oferecer uma solução tecnológica para ajudar os usuários a tirarem dúvidas relacionadas a temática dos direitos autorais. Assim, será desenvolvido um chatbot que responderá a perguntas baseadas na lei dos direitos autorias. Este software, corresponde a uma demanda das bibliotecas da Universidade Federal do Maranhão e estará disponível na página oficial da Diretoria Integrada de Bibliotecas. Adotou-se na metodologia deste trabalho a pesquisa aplicada com abordagem qualitativa, e quanto aos objetivos será de natureza exploratória. Para melhor aprofundamento das pesquisas relacionadas a este trabalho, foram delineados o histórico das bibliotecas, dos direitos autorais e do chatbot, pois só assim seria possível entender a relevância de apresentar um software que possibilitasse o aprofundamento dessa lei. Foi realizado um estudo prospectivo com o objetivo de identificar programas de computador que tivessem semelhança ou similaridade com chatbot proposto nesta pesquisa. Foram recuperados 120 certificados de programas de computador na base de dados do Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI). Os programas foram classificados de acordo com as tabelas de Campo de Aplicação, Tipo de Programa e Categoria. Também foi utilizada a ferramenta tecnológica Capterra para a busca de anterioridade. Por meio dessa ferramenta, foram recuperados 119 softwares e foram classificados de acordo com o filtro “recurso”. Após análise das informações recuperadas na base do programa de computador do INPI e da ferramenta tecnológica Capterra, não foram identificados programas de computador que tivessem semelhança ou similaridade com o chatbot relacionado a lei de direitos autorais.
Externo à Instituição - FABIO MANOEL FRANÇA LOBATO - UFPA
Presidente - 1100181 - MARIA DA GLORIA ALMEIDA BANDEIRA