???iracessibilidade???

DISCENTE: ELIZIENE BARBOSA COSTA
DATA: 28/08/2023
LOCAL: Google Meet
TÍTULO: Propriedade intelectual para a comunidade acadêmica: material didático com recursos de acessibilidade para pessoas com deficiência auditiva e visual.
PALAVRAS-CHAVES: propriedade intelectual; material didático; acessibilidade; biblioteca universitária.
GRANDE ÁREA: Ciências Sociais Aplicadas
ÁREA: Administração
RESUMO: As Bibliotecas Universitárias são importantes espaços para a construção do conhecimento, por meio delas, são ofertados insumos para a geração de conhecimento, subsídio importante, para a formação de profissionais com habilidades e competências capazes de contribuir para o desenvolvimento econômico e social do país. Nesse sentido, as Bibliotecas da Universidade Federal do Maranhão devem atuar de maneira proativa para que o acesso à informação seja garantido à toda a sua comunidade de maneira equânime. Assim, este trabalho propõe contribuir para a democratização do acesso à informação no âmbito das Bibliotecas da DIB, bem como para a difusão da cultura da propriedade intelectual, por meio da elaboração de material didático acessível sobre propriedade intelectual para a comunidade acadêmica com deficiência auditiva e visual da Universidade Federal do Maranhão. Trata-se de uma pesquisa aplicada, exploratória, descritiva, mista e bibliográfica. Realizou-se um levantamento bibliográfico em bases de dados e repositórios, seguida de um mapeamento dos sistemas de bibliotecas a fim de identificar a oferta de produtos/serviços similares ao produto proposto. A estruturação do material didático iniciou com a elaboração do conteúdo dos temas e definição dos recursos de acessibilidade necessários para pessoas com deficiência auditiva e visual (Libras, audiosdescrição e legendas). O material foi avaliado junto ao público-alvo, por meio da aplicação de questionário eletrônico do Google forms e infere-se pelos resultados obtidos que o produto foi bem aceito e cumpre o objetivo proposto. Solicitou-se o registro do material didático junto ao Escritório de Direitos Autorais e por fim, disponiblizá-lo para a comunidade acadêmica por meio da plataforma de vídeos on-line, Youtube, no canal da Diretoria Integrada de Bibliotecas (DIB) .
Externo ao Programa - 023.914.259-45 - DANIELA FERNANDA ASSIS DE OLIVEIRA SPUDEIT
Presidente - 1113689 - JEFFERSON ALMEIDA ROCHA
Externo à Instituição - LÍGIA BARROS DE FREITAS - UEMG