???iracessibilidade???

DISCENTE: AMANDA ROCHA BELFORT
DATA: 05/12/2023
LOCAL: Google Meet
TÍTULO: Desenvolvimento de um sistema para localização dos materiais informacionais nos acervos das bibliotecas
PALAVRAS-CHAVES: biblioteca universitária; localização de livros; localização interna.
GRANDE ÁREA: Ciências Sociais Aplicadas
ÁREA: Administração
RESUMO: Esta pesquisa tem como principal objetivo melhorar o processo de localização física dos materiais informacionais nos acervos das bibliotecas, por meio de uma ferramenta tecnológica que demonstrará a localização da estante do material desejado. Em bibliotecas que possuem uma vasta coleção, conseguir localizar um livro nas estantes nem sempre é uma tarefa simples e rápida, seja pelo tamanho do acervo ou por não conhecer a forma de disposição e ordenação dos materiais informacionais. A metodologia adotada, do ponto de vista de seus procedimentos, é um estudo de caso, tendo como local a Biblioteca Setorial do Centro de Ciências Humanas (CCH) da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), quanto sua natureza; aplicada e tecnológica, mista em relação à abordagem, exploratória do ponto de vista dos seus objetivos e pesquisa bibliográfica e de levantamento quanto aos procedimentos técnicos utilizados. Realizou-se uma revisão bibliográfica no portal da CAPES com o objetivo de compreender a temática da proposta. Realizou-se um mapeamento com intuito de investigar se algum sistema de bibliotecas das universidades federais brasileiras disponibiliza no catálogo on-line a funcionalidade de localização de materiais informacionais. Por fim, como resultado espera-se, proporcionar uma melhor experiência aos usuários na busca do material desejado, promover a autonomia e independência, diminuir o tempo de procura, reduzir a incidência de materiais não encontrados, aprimorar os serviços oferecidos pelas bibliotecas e otimizar o gerenciamento do acervo.
Presidente - 1766878 - WALBER LINS PONTES
Externo ao Programa - 207.075.843-53 - CENIDALVA MIRANDA DE SOUSA TEIXEIRA