???iracessibilidade???

DISCENTE: JOUSIANE LEITE LIMA
DATA: 05/12/2023
LOCAL: Google Meet
TÍTULO: Melhoria do processo de recuperação das bibliografias dos projetos políticos dos cursos de graduação da Universidade Federal do Maranhão
PALAVRAS-CHAVES: inovação; setor público; avaliação do MEC; bibliografias; biblioteca universitária.
GRANDE ÁREA: Ciências Sociais Aplicadas
ÁREA: Administração
RESUMO: No setor público, a inovação é crucial para enfrentar os desafios e atender às necessidades da sociedade de maneira mais eficiente e transparente. O desenvolvimento de ações inovadoras neste setor, pode garantir a integridade e celeridade dos processos, a confiabilidade das informações, redução dos custos e burocracias desnecessárias. No entanto, nas Instituições Federais de Ensino Superior, boa parte dos serviços acabam sendo lentos por conta do controle rígido de seus processos. Dessa forma, no tocante aos processos de avaliação da educação superior, regidos pelo Ministério da Educação, as bibliotecas universitárias com sua infraestrutura e acervo assumem papel relevante nesse processo, tendo em vista serem submetidas a esse sistema avaliativo. Posto isto, o acervo bibliográfico da Diretoria Integrada de Bibliotecas da Universidade Federal do Maranhão é tombado e disponível para consulta ao catálogo on-line por meio do Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas, entretanto, não apresenta até o momento, a possibilidade de gerar informações das bibliografias de cada curso da UFMA, o que pode ser atendida pela customização do sistema mediante relatório on-line. Nesta perspectiva, esta pesquisa tem por objetivo geral desenvolver uma melhoria para gestão das bibliografias dos projetos políticos dos cursos de graduação da UFMA e do gerenciamento do acervo bibliográfico das bibliotecas da instituição. Os procedimentos metodológicos utilizados neste estudo envolvem a pesquisa aplicada, qualitativa, exploratória, bibliográfica e documental. Os resultados parciais apresentam a elaboração da proposta a ser implementada. Conclui-se que é indispensável que as instituições públicas invistam em capacitação e atualização dos seus servidores para que estes possam acompanhar as demandas da sociedade e utilizar as novas tecnologias de forma eficaz, buscando soluções dos problemas, bem como a melhoria dos processos de trabalho e da prestação dos serviços oferecidos.
Presidente - 1766878 - WALBER LINS PONTES
Externo ao Programa - 207.075.843-53 - CENIDALVA MIRANDA DE SOUSA TEIXEIRA