???iracessibilidade???

DISCENTE: DENISE FRAZAO CASTRO
DATA: 15/12/2023
LOCAL: Google Meet
TÍTULO: PRODUÇÃO DE BIOPRODUTO ESFOLIANTE E ANTFÚNGICO PARA TRATAMENTO DE DERMATITE SEBORREICA.
PALAVRAS-CHAVES: patente; shampoo antifúngico; Citrullus lanatus.
GRANDE ÁREA: Ciências Sociais Aplicadas
ÁREA: Administração
RESUMO: Apesar de não ter uma função vital, o cabelo é parte importante na autopercepção dos seres humanos, e suas alterações trazem problemas psicossociais e na qualidade de vida de cada indivíduo. Entre as disfunções capilares mais comuns está a Dermatite Seborreica (DS), afetando 18% da população mundial, cujos estudos acerca de novas alternativas terapêuticas têm crescido significativamente, devido ao crescente número de microrganismos resistentes aos antifúngicos disponíveis. Diante de tal fato, foi desenvolvido na Universidade Federal do Maranhão um shampoo esfoliante e antifúngico obtido a partir do extrato hidroalcóolico de sementes da Citrullus lanatus (melancia), um produto inovador, que após estudo prospectivo, cumpriu os requisitos atividade inventiva e aplicação industrial, demonstrando assim potencial de patenteabilidade, sendo também um produto sustentável, utilizando como matéria-prima ativa um componente residual, rotineiramente desprezado, e com baixos custos de produção, o que confere vantagens competitivas para empresas do setor cosmecêutico. Os resultados obtidos nesta pesquisa buscam demonstrar a eficácia in vitro de um meio terapêutico alternativo, com menos efeitos colaterais, através da comprovação de sua atividade antimicrobiana (determinação da Concentração Inibitória Mínima- CIM e da Concentração Fungicida Mínima - CFM) sobre leveduras isoladas do couro cabeludo, e diante destes, realizar produção patentária a ser submetida ao Instituto Nacional de Propriedade Intelectual (INPI).
Presidente - 2171058 - PATRICIA DE MARIA SILVA FIGUEIREDO
Externo ao Programa - 897.324.484-15 - HÉLIO SANTA ROSA COSTA SILVA