???iracessibilidade???

DISCENTE: RAFFIRA MARLA FERREIRA MENDES
DATA: 21/12/2023
LOCAL: Google Meet
TÍTULO: BOAS PRÁTICAS NA NEGOCIAÇÃO DE TRANSFERÊNCIA DE TECNOLOGIA ENTRE NIT UFMA E EMPRESAS
PALAVRAS-CHAVES: Propriedade intelectual; Universidade; Contratos.
GRANDE ÁREA: Ciências Sociais Aplicadas
ÁREA: Administração
RESUMO: A transferência de tecnologia desempenha um papel essencial no crescimento econômico e no avanço tecnológico global, contribuindo com a difusão de inovações e beneficiando para o progresso sustentável em diversos setores. A Lei de Inovação nº 10.973/2004 estabeleceu diretrizes legais específicas acerca da propriedade intelectual e transferência tecnológica facilitando a intensificação desses processos.O objetivo deste estudo é identificar os métodos de transferência de tecnologia por meio de um estudo prospectivo sobre os contratos de tecnologia de universidades e suas respectivas modalidades e desenvolver uma proposta de manual de boas práticas de gestão para o processo de transferência de tecnologia do NIT- UFMA. Para esse propósito se faz necessário o mapeamento de contratos de tecnologia de universidades cedentes e suas respectivas modalidades, assim como, análise dos contratos, identificar as características da tecnologia protegida, fluxo do processo e negociação, contudo, elaborar o manual. A metodologia para o desenvolvimento desta pesquisa é bibliográfica, análises por meio da base de dados do Instituto Nacional de Propriedade Industrial - INPI. Sendo portanto, uma análise documental e aplicada, cujo enfoque é quantitativo e qualitativo. Analisou-se o quantitativo de 89 contratos de transferência de tecnologia registrados no INPI referente às universidades, percentual de averbação, categoria, quantitativo de registros por países, estados e universidades, assim como, os métodos utilizados para realizar transferência de tecnologia, dificuldades no processo e melhores práticas visando a solução dos possíveis problemas. Desta forma, os resultados referem-se à criação de um relatório técnico para gestão de processos de transferência de tecnologia e elaboração do manual de boas práticas, identificando os métodos adequados para proposta de negociação e gerenciamento dos acordos de transferência de tecnologia, sendo possível inferir que o desenvolvimento do projeto trará ganhos ao NIT da Universidade.
Presidente - 1100181 - MARIA DA GLORIA ALMEIDA BANDEIRA
Externo à Instituição - TECIA VIEIRA CARVALHO - IFCE