???iracessibilidade???

DISCENTE: ANA CARLA ARAUJO ARRUDA
DATA: 18/12/2023
LOCAL: Google Meet
TÍTULO: MELHORIA DE PROCESSO DE ACOMPANHAMENTO, CONTROLE E TRANSPARÊNCIA DE RESULTADOS DE CONCURSOS PÚBLICOS DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO
PALAVRAS-CHAVES: Gestão da informação. Transparência. Concurso público.
GRANDE ÁREA: Ciências Sociais Aplicadas
ÁREA: Administração
RESUMO: A tecnologia desempenha um papel transformador em diversos segmentos da sociedade e na administração pública vem ganhando cada vez mais importância, ratificando seu caráter modernizador ao aprimorar os serviços governamentais, otimizando processos, melhorando a comunicação, aumentando a produtividade e diminuindo erros. Na Universidade Federal do Maranhão (UFMA), a gestão dos processos de nomeação e posse de candidatos é realizada através de controles excessivamente manuais na unidade Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas (PROGEP), o que tende a tornar os processos menos eficientes. Neste trabalho apresentamos a proposta de desenvolver melhorias de processos com foco em soluções de gestão da informação de concursos públicos e seletivos da UFMA, através do mapeamento e melhoria de processos, customização do módulo de concursos no sistema SIGRH e da implantação de um módulo no site da PROGEP com foco na divulgação de informações de concursos e seletivos da UFMA. Quanto à metodologia, utiliza-se a pesquisa aplicada e bibliográfica. Para o alcance do objetivo principal, realizou-se, pesquisa documental das normas e resoluções, aplicação de questionário de pesquisa em outras universidades, modelagem de processos de nomeação de candidatos e reuniões com os atores envolvidos nos processos de customização do sistema SIGRH e site da PROGEP. O mapeamento e a modelagem de processos foram concluídos, assim como a aplicação do questionário. A customização do sistema SIGRH e site da PROGEP estão em fase de desenvolvimento.
Externo ao Programa - 508.863.473-00 - KATY MARIA NOGUEIRA MORAIS
Externo à Instituição - MANOEL CARLOS DE OLIVEIRA JUNIOR - UFAM