???iracessibilidade???

DISCENTE: LETYCYA CRISTINA BARBOSA VIEIRA
DATA: 14/12/2023
LOCAL: Google Meet
TÍTULO: Vitrine virtual: uma proposta tecnológica para a promoção do acervo da Biblioteca Setorial de Pinheiro
PALAVRAS-CHAVES: biblioteca universitária; vitrine virtual; marketing do acervo; promoção do acervo.
GRANDE ÁREA: Ciências Sociais Aplicadas
ÁREA: Administração
RESUMO: As bibliotecas universitárias têm um papel crucial no apoio educacional e na produção científica das universidades. A Biblioteca Setorial de Pinheiro é uma biblioteca universitária que se vê diante do desafio de prestar um serviço de excelência ao seu usuário, por isso necessita buscar alternativas que inove e modernize as formas de acesso ao seu principal produto, que é a informação disponibilizada em seu acervo. No intuito de contribuir com este propósito, este estudo busca por meio de uma pesquisa bibliográfica, documental e aplicada, criar uma vitrine virtual que utiliza o recurso do QR Code para a interação entre o ambiente virtual e físico da biblioteca, de forma a contribuir na promoção e melhoria da usabilidade do seu acervo. Ao realizar um estudo prospectivo, verificou-se uma falta de registros de vitrines virtuais com esse propósito, bem como relatos de bibliotecas que utilizam essa ferramenta. O mapeamento do acervo da Biblioteca Setorial de Pinheiro mostrou que a maioria é composta por livros (91,5%), principalmente das áreas de Ciências Humanas (31,8%) e Ciências da Saúde (20,5%), sendo mais utilizado por discentes de graduação (91%). No acervo de Ciências da Saúde, foram identificados problemas de subutilização, superutilização e obsolescência de algumas obras. A vitrine encontra-se em processo de desenvolvimento, já realizado as etapas: definição do público-alvo e objetivos da vitrine; escolha da arquitetura, ferramentas de desenvolvimento e tecnologias para prototipação; mapeamento de funcionalidades dos sistemas de consulta às informações do acervo das bibliotecas universitárias públicas do Brasil; definição dos instrumentos de coleta de dados para identificação de funcionalidades desejadas pelos usuários e submissão do projeto para avaliação do Comitê de Ética em Pesquisa (CEP); e seleção dos materiais informacionais que irão compor a vitrine e redação dos conteúdos a serem disponibilizados nela.
Presidente - 2171058 - PATRICIA DE MARIA SILVA FIGUEIREDO
Externo ao Programa - 817.428.003-00 - SUENIA OLIVEIRA MENDES