???iracessibilidade???

DISCENTE: VANESSA DIAS MOREIRA FLORIANO
DATA: 13/12/2023
LOCAL: Google Meet
TÍTULO: Estratégias de Ofertas Tecnológicas utilizadas pela Universidade de São Paulo, Universidade Estadual de Campinas e Universidade Federal de Minas Gerais que resultam em Transferência de Tecnologia.
PALAVRAS-CHAVES: Oferta tecnológica, transferência de tecnologia, mercado, SINAER, BID
GRANDE ÁREA: Ciências Sociais Aplicadas
ÁREA: Administração
RESUMO: No Brasil, a maior concentração de produções científicas e tecnológicas com potencial de serem direcionadas ao setor produtivo, são oriundas das instituições públicas de ensino. Apesar do êxito no desenvolvimento destas tecnologias, muitas instituições públicas têm entraves na transferência destes produtos ao setor privado e consequentemente não conseguem obter retorno monetário sobre as produções científicas e tecnológicas realizadas. Desta forma, este trabalho busca apresentar, quais estratégias de ofertas tecnológicas utilizadas pelas UFMG, UNICAMP e USP, que resultam em transferência de tecnologia para o setor produtivo. As informações levantadas nortearão demais instituições, bem como podem contribuir com o desenvolvimento econômico do país. Para o Centro de Lançamento de Alcântara, organização militar, da Força Aérea, que possui como atividade fim, o lançamento de foguetes, o estudo contribui com o gerenciamento da inovação do centro, posto que existem produtos e pesquisas tecnológicas desenvolvidas no meio, com oportunidade de transferência para o setor produtivo.
Presidente - 004.409.163-05 - HELOISA GOMES MEDEIROS
Externo à Instituição - LIZ BEATRIZ SASS - UFSC