???iracessibilidade???

DISCENTE: ANTONIO JARDSON DOS SANTOS LIMA
DATA: 21/03/2024
LOCAL: Google Meet
TÍTULO: GESTÃO NOS PROCESSOS DE PATENTES: Desenvolvimento e implantação do sistema de gestão de patentes na Universidade Federal do Maranhão UFMA
PALAVRAS-CHAVES: patentes; gestão; software, UFMA; NIT.
GRANDE ÁREA: Ciências Sociais Aplicadas
ÁREA: Administração
RESUMO: As universidades públicas desenvolvem pesquisas que resultam em novos produtos, processos ou aperfeiçoamentos que podem ser protegidos por patentes, um título de propriedade que possibilita às universidades a obtenção de benefícios tanto econômicos quanto institucionais e sociais . Esses títulos são geridos pelos os Núcleos de Inovação Tecnológica - NITs das instituições, que realizam o acompanhamento dos processamentos dos pedidos e a manutenção desses ativos. Na Universidade Federal do Maranhão - UFMA, a gestão dos pedidos de patentes, desde o depósito no Instituto Nacional da Propriedade Industrial - INPI até a concessão, é realizada de forma manual, o que demanda mais tempo, atenção e induz ao erro. Dessa forma, a proposta deste estudo foi desenvolver um software com o objetivo de apoiar no gerenciamento dos processos de patentes da UFMA e assim tornar o trabalho mais eficiente e rápido. A metodologia consistiu em uma pesquisa bibliográfica, documental e o estudo de caso, buscando obter dados e informações relacionadas ao portfólio de pedido de patentes da UFMA e sobre o modelo atual de gestão e controle dos processos utilizado pelo NIT, assim, a partir de resultados obtidos por meio da utilização de uma adaptação da ferramenta da gestão da qualidade, o PDCA, constatou-se que 172 é o número de pedidos e patentes vigentes, sendo que 22 são geridos por outras instituições cotitulares restando, atualmente, 150 pedidos para o NIT da UFMA gerir. O estudo revelou, ainda, alguns problemas no setor, sendo os principais, o tempo despendido e os equívocos nos processos, tendo como causa raíz a gestão operacional realizada de forma manual. Diante disso, as possíveis funcionalidades que irão integrar-se ao software foram definidas por meio de um brainstorming, as quais facilitarão o trabalho dos servidores do NIT, contribuindo para minimização de erros, aumento da produtividade e celeridade nos processos de gestão.
Presidente - 1740760 - ADRIANA LEANDRO CAMARA
Co-orientador - 1100181 - MARIA DA GLORIA ALMEIDA BANDEIRA