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Banca de QUALIFICAÇÃO: MICHELLE SENA ROSA DE ARAUJO

2019-02-13 10:09:54.392

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: MICHELLE SENA ROSA DE ARAUJO
DATA: 28/02/2019
HORA: 14:00
LOCAL: PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM POLÍTICAS PÚBLICAS
TÍTULO: POLÍTICAS DE EDUCAÇÃO BÁSICA DO CAMPO: da ação política dos movimentos sociais do campo (MST) à incorporação e institucionalização na agenda governamental do Maranhão pós LDB/1996 (2003-2016)
PALAVRAS-CHAVES: Estado; Movimentos sociais do campo; MST; Políticas de Educação Básica do Campo; Maranhão.
PÁGINAS: 106
GRANDE ÁREA: Ciências Sociais Aplicadas
ÁREA: Serviço Social
RESUMO: A pesquisa examina a relação entre o Estado e os movimentos sociais do campo, com ênfase especial ao Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra, quanto às reivindicações desses por educação básica do campo e as respectivas incorporação e institucionalização no âmbito das particularidades do Estado Maranhão, considerando as correlações e condensações de forças assumidas pela Forma-Estado brasileiro a partir do período de 2003 até 2016 (pós-advento da Lei 9.394∕1996) para a efetivação de políticas públicas nessa área. Os objetivos foram analisar o contexto sócio-histórico da formação social brasileira e as particularidades da questão agrária, sua interconexão com a emergência e desenvolvimento de políticas de educação básica do campo, evidenciadas pela correlação e condensação de forças presentes na relação entre Estado e movimentos sociais do campo no Brasil e no Maranhão pós-advento da Lei 9.394∕1996; analisar o arcabouço teórico-metodológico e respectivo marco legal da educação do campo, sua aplicabilidade e inserção na agenda governamental maranhense contemporânea, à luz do referencial materialista histórico e dialético; analisar as ações e programas executados pelo Estado do Maranhão (2003 a 2016) para a oferta da educação básica do campo, por meio da Secretaria de Estado da Educação, considerando seus sujeitos, bem como a forma de incorporação das demandas dos trabalhadores nas ações da referida Secretaria e a avaliação dessas lutas pelos movimentos sociais do campo; analisar a ação política dos movimentos sociais do campo (especificamente o Movimentos dos Trabalhadores Rurais Sem Terra), suas estratégias de reivindicação e luta junto ao Estado do Maranhão (Secretaria de Estado da Educação) por uma educação do campo (com ênfase no Ensino Médio) que responda aos seus anseios sociopolíticos e ao seu projeto de desenvolvimento para o campo. E, para alcançá-los optou-se pela proposta metodológica, que se dará à luz do método materialista histórico e dialético, consistirá de dois momentos, a saber: o levantamento bibliográfico e documental, seguido da pesquisa de campo propriamente dita. O que deu sustentação à problematização do objeto, bem como buscar respostas à questão central dele advinda.
MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 407562 - JOSE DE RIBAMAR SA SILVA
Interno - 044.919.203-20 - SALVIANA DE MARIA PASTOR SANTOS SOUSA - UFMA
Externo ao Programa - 2860044 - ZAIRA SABRY AZAR

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