???iracessibilidade???
???inicioConteudo???

Banca de DEFESA: LUANA TEREZA DE BARROS VIEIRA ROCHA

2019-03-13 08:16:58.691

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: LUANA TEREZA DE BARROS VIEIRA ROCHA
DATA: 28/03/2019
HORA: 08:30
LOCAL: PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM POLÍTICAS PÚBLICAS
TÍTULO: AS INTERFACES DE UM BAILADO, O GUARNICÊ TRILHADO: o Bumba-meu-Boi como constituição de uma identidade cultural nos anos 90, no Maranhão
PALAVRAS-CHAVES: Bumba-meu-boi. Cultura. Culturas Populares. Hegemonia. Ideologia.
PÁGINAS: 158
GRANDE ÁREA: Ciências Sociais Aplicadas
ÁREA: Serviço Social
RESUMO: O objetivo desse trabalho foi apresentar a análise dos elementos constitutivos e contraditórios da Cultura Popular no Maranhão, expressos nos grupos de Bumba-boi em sua relação com o governo do estado e com as exigências da indústria cultural, nos anos de 1990. Considero que as manifestações culturais têm em sua dinamicidade elementos das relações socioeconômicas e ideológicas vivenciadas pelos sujeitos historicamente determinados pelas relações de classe e pelas condições de dominação, humilhação e exploração da sociedade capitalista que tudo transforma em mercadoria. As manifestações culturais, em especial o Bumba-boi, revelam o modo de vida da classe popular em todas as contradições existentes e permitem uma leitura das formas de resistência e apropriação da ideologia da classe dominante. Compreendem o modo como os sujeitos históricos interpretam, nomeiam, vivenciam e transformam o mundo. Em termos metodológicos o estudo adotou os procedimentos da pesquisa qualitativa tendo como campo empírico os sujeitos, homens e mulheres, de 10 grupos de Bumba-meu-boi, localizados em São Luís, capital do Maranhão, nos sotaques de costa de mão, zabumba, matraca e orquestra, classificados em grupos de acordo com os critérios definidos pela Secretaria do Estado da Cultura nos anos de 1990. No campo teórico, foram eleitas as categorias Cultura, Cultura Popular, Ideologia e Hegemonia como principais referências para tecer as análises sobre a contextualização e caracterização dos grupos de bumba-meu-boi, suas origens e formas de resistência/adaptação ao longo dos anos, em sua relação com o poder político e econômico no Maranhão. Esse estudo nos permitiu perceber que o Bumba-meu-boi é representativo da relação imaginária dos homens e mulheres com o seu cotidiano de exploração, humilhação e dominação. O Bumba-boi constitui por meio de um processo de resistência/sujeição/assimilação à identidade cultural do maranhense. Entre o sagrado e o profano esses sujeitos constroem a cultura popular do Maranhão.
MEMBROS DA BANCA:
Externo ao Programa - 407347 - CARLOS BENEDITO RODRIGUES DA SILVA
Interno - 2433735 - CRISTIANA COSTA LIMA
Externo à Instituição - GISÉLIA CASTRO SILVA - UFBA
Externo ao Programa - 1735125 - GUILLERMO ALFREDO JONHSON
Presidente - 1349324 - ILSE GOMES SILVA

???fimConteudo???