Banca de QUALIFICAÇÃO: ZARAH BARBOSA LIRA
2019-11-26 08:15:25.845
Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: ZARAH BARBOSA LIRA
DATA: 10/12/2019
HORA: 10:00
LOCAL: PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM POLÍTICAS PÚBLICAS
TÍTULO: A FELICIDADE NO TRABALHO DOCENTE: a mediação das políticas de valorização docente no estado de Pernambuco
PALAVRAS-CHAVES: Felicidade. Trabalho Docente. Valorização Docente.
PÁGINAS: 192
GRANDE ÁREA: Ciências Sociais Aplicadas
ÁREA: Serviço Social
RESUMO: Produto de um estudo sobre a mediação das políticas de valorização docente no Estado
de Pernambuco em relação à felicidade no trabalho, esta tese expressa um esforço no
sentido de desvelar o significado da valorização docente para a felicidade no trabalho
dos (as) professores (as) no ensino médio do sistema público de Pernambuco. Apoiada
em pesquisa teórica, parte-se do entendimento de que o trabalho, como momento
fundante da realização do ser social, é decisivo para a felicidade, considerada desde a
Grécia antiga como a maior das aspirações humana. Nesse diapasão, busca-se entender
o significado do trabalho na sociedade capitalista e sua valorização como mediação para
a felicidade do trabalho docente, apoiando-se na teoria marxiana e marxista, bem como
na teoria da Psicodinâmica do Trabalho, desenvolvida pelo psiquiatra e psicanalista
francês Christophe Dejours. O trabalho, sob o regime capitalista, adquire um caráter de
estranhamento para o trabalhador, deixando de ser meio de realização e felicidade
humana para ser mero meio de sobrevivência, tornando-se trabalho de sacrifício e
sofrimento. Na dinâmica do capitalismo, o trabalho docente no ensino público, embora
não seja produtor de bens de capital, está subordinado ao regime capitalista de forma
política e ideológica, com traços de alienação resultantes do aprofundamento do
controle sobre o trabalho docente. A valorização docente na sociedade capitalista
decorre do valor da educação para essa sociedade, cuja concepção é de cunho
econômico sob o argumento de formar indivíduos para o mercado de trabalho. O
entendimento de que a educação na sociedade capitalista está a serviço da perpetuação
alienante do capital e subordinada aos interesses particulares da classe dominante, põe
em relevo a importância do papel social da docência para ajudar a romper com os
princípios da concepção liberal, legitimadora da injustiça social. Educar para a
construção de uma consciência crítica, possibilita que o homem obtenha importantes
ferramentas para lutar por uma sociedade justa. As reformas neoliberais no âmbito da
educação, sob os auspícios de organismos internacionais, que trazem subjacentes
desregulação, privatização e flexibilização, resultam em intensificação,
responsabilização e precarização do trabalho docente, tendo influência negativa na
saúde física e psíquica dos (as) professores (as), a exemplo da síndrome de Burnout. No
estudo das políticas de valorização docente do ensino médio em Pernambuco, fez-se
análise documental de dados secundários e duas entrevistas realizadas com
representantes de entidades representativas da categoria docente. Os principais achados
são reveladores de que as políticas de valorização docente, expressas em valorização
salarial, bônus, plano de cargos e salários, enquanto mediação para o alcance da
felicidade no trabalho dos (as) professores (as), não favorecem a felicidade dos (as)
docentes no exercício da profissão. É possível afirmar, portanto, que essas políticas que
trazem em seus discursos uma mensagem de valorização dos docentes, ainda que
apareçam como resposta à luta incessante da categoria nesse sentido, além de não serem
acompanhadas de melhoria nas condições de trabalho, em nada contribuem para que a
categoria se sinta valorizada e prestigiada, sendo algumas delas até consideradas
políticas de controle e dominação que contribuem para o processo de
desprofissionalização e desvalorização da carreira docente. Por fim, da complexidade do
estudo teórico, articulado aos achados empíricos, depreende-se que, se a mediação de
políticas de valorização docente é essencial para a felicidade no trabalho docente, não é
o único elemento que move esse sujeito, também portador de projeto situado na
educação, uma das áreas da vida humana mais reconhecida pela sociedade.
MEMBROS DA BANCA:
Externo ao Programa - 407555 - DENISE BESSA LEDA
Interno - 1465205 - JOANA APARECIDA COUTINHO
Presidente - 027.495.303-00 - JOSEFA BATISTA LOPES - UFMA
Interno - 125.423.423-34 - MARINA MACIEL ABREU - UFMA