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Banca de QUALIFICAÇÃO: ZARAH BARBOSA LIRA

2019-11-26 08:15:25.845

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: ZARAH BARBOSA LIRA
DATA: 10/12/2019
HORA: 10:00
LOCAL: PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM POLÍTICAS PÚBLICAS
TÍTULO: A FELICIDADE NO TRABALHO DOCENTE: a mediação das políticas de valorização docente no estado de Pernambuco
PALAVRAS-CHAVES: Felicidade. Trabalho Docente. Valorização Docente.
PÁGINAS: 192
GRANDE ÁREA: Ciências Sociais Aplicadas
ÁREA: Serviço Social
RESUMO: Produto de um estudo sobre a mediação das políticas de valorização docente no Estado de Pernambuco em relação à felicidade no trabalho, esta tese expressa um esforço no sentido de desvelar o significado da valorização docente para a felicidade no trabalho dos (as) professores (as) no ensino médio do sistema público de Pernambuco. Apoiada em pesquisa teórica, parte-se do entendimento de que o trabalho, como momento fundante da realização do ser social, é decisivo para a felicidade, considerada desde a Grécia antiga como a maior das aspirações humana. Nesse diapasão, busca-se entender o significado do trabalho na sociedade capitalista e sua valorização como mediação para a felicidade do trabalho docente, apoiando-se na teoria marxiana e marxista, bem como na teoria da Psicodinâmica do Trabalho, desenvolvida pelo psiquiatra e psicanalista francês Christophe Dejours. O trabalho, sob o regime capitalista, adquire um caráter de estranhamento para o trabalhador, deixando de ser meio de realização e felicidade humana para ser mero meio de sobrevivência, tornando-se trabalho de sacrifício e sofrimento. Na dinâmica do capitalismo, o trabalho docente no ensino público, embora não seja produtor de bens de capital, está subordinado ao regime capitalista de forma política e ideológica, com traços de alienação resultantes do aprofundamento do controle sobre o trabalho docente. A valorização docente na sociedade capitalista decorre do valor da educação para essa sociedade, cuja concepção é de cunho econômico sob o argumento de formar indivíduos para o mercado de trabalho. O entendimento de que a educação na sociedade capitalista está a serviço da perpetuação alienante do capital e subordinada aos interesses particulares da classe dominante, põe em relevo a importância do papel social da docência para ajudar a romper com os princípios da concepção liberal, legitimadora da injustiça social. Educar para a construção de uma consciência crítica, possibilita que o homem obtenha importantes ferramentas para lutar por uma sociedade justa. As reformas neoliberais no âmbito da educação, sob os auspícios de organismos internacionais, que trazem subjacentes desregulação, privatização e flexibilização, resultam em intensificação, responsabilização e precarização do trabalho docente, tendo influência negativa na saúde física e psíquica dos (as) professores (as), a exemplo da síndrome de Burnout. No estudo das políticas de valorização docente do ensino médio em Pernambuco, fez-se análise documental de dados secundários e duas entrevistas realizadas com representantes de entidades representativas da categoria docente. Os principais achados são reveladores de que as políticas de valorização docente, expressas em valorização salarial, bônus, plano de cargos e salários, enquanto mediação para o alcance da felicidade no trabalho dos (as) professores (as), não favorecem a felicidade dos (as) docentes no exercício da profissão. É possível afirmar, portanto, que essas políticas que trazem em seus discursos uma mensagem de valorização dos docentes, ainda que apareçam como resposta à luta incessante da categoria nesse sentido, além de não serem acompanhadas de melhoria nas condições de trabalho, em nada contribuem para que a categoria se sinta valorizada e prestigiada, sendo algumas delas até consideradas políticas de controle e dominação que contribuem para o processo de desprofissionalização e desvalorização da carreira docente. Por fim, da complexidade do estudo teórico, articulado aos achados empíricos, depreende-se que, se a mediação de políticas de valorização docente é essencial para a felicidade no trabalho docente, não é o único elemento que move esse sujeito, também portador de projeto situado na educação, uma das áreas da vida humana mais reconhecida pela sociedade.
MEMBROS DA BANCA:
Externo ao Programa - 407555 - DENISE BESSA LEDA
Interno - 1465205 - JOANA APARECIDA COUTINHO
Presidente - 027.495.303-00 - JOSEFA BATISTA LOPES - UFMA
Interno - 125.423.423-34 - MARINA MACIEL ABREU - UFMA

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