???iracessibilidade???
???inicioConteudo???

Banca de QUALIFICAÇÃO: ANSELMO MENDONÇA JÚNIOR

2019-12-04 08:29:59.907

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: ANSELMO MENDONÇA JÚNIOR
DATA: 10/12/2019
LOCAL: PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM POLÍTICAS PÚBLICAS
TÍTULO: A UNIVERSIDADE E A PATRIMONIALIZAÇÃO CULTURAL DE SEUS BENS: análise do processo de construção da política de preservação do patrimônio cultural da Universidade Federal de Pernambuco (2008/2018)
PALAVRAS-CHAVES: Políticas Públicas. Patrimônio Cultural. Patrimônio Cultural Universitário.
GRANDE ÁREA: Ciências Sociais Aplicadas
ÁREA: Serviço Social
RESUMO: Esta pesquisa abordou a questão da patrimonialização cultural de bens como representação oficial e critério de diferenciação social – região – no contexto do campo de lutas pela legitimação do mundo social, adotando como referência empírica de análise o processo de construção da política de preservação do patrimônio cultural da Universidade Federal de Pernambuco no período de 2008 a 2018. Partimos da ideia de cultura e seus sistemas simbólicos enquanto critérios de legitimação e produção de distinção social, assim como de dominação e de reprodução dessas distinções; sendo o patrimônio cultural e as políticas públicas voltadas para o patrimônio campos que se encontram em disputa por diferentes agentes sociais, sendo esses conceitos entendidos enquanto construções históricas, regiões, critérios de legitimação e diferenciação social. Assim, o objetivo geral deste trabalho pretendeu analisar a patrimonialização cultural como construção social no contexto do campo de lutas pela legitimação do mundo social, adotando como referência empírica de análise o processo de construção da política de preservação do patrimônio cultural da Universidade Federal de Pernambuco no período de 2008 a 2018. Como objetivos específicos, tivemos: Analisar o processo de construção da política de preservação do patrimônio cultural da Universidade Federal de Pernambuco no período 2008/2018; Analisar as relações sociais que envolvem a constituição e funcionamento da comissão responsável pela construção da política de preservação do patrimônio cultural da Universidade Federal de Pernambuco no período 2008/2018; Identificar quem são os agentes sociais, quais posições ocupam, e quais estratégias de luta utilizam no campo da construção da política de preservação do patrimônio cultural da Universidade Federal de Pernambuco; Analisar quais as representações de cultura e de patrimônio cultural são acionadas pelos agentes sociais; ou seja, quais critérios são utilizados para definição de patrimônio cultural pelos agentes sociais que compõem a comissão responsável pela construção da política de preservação do patrimônio cultural da Universidade Federal de Pernambuco. Os procedimentos metodológicos adotados pautaram-se em revisão de literatura, em pesquisa documental e em entrevistas semiestruturadas, a partir dos quais discuto a cultura como o universo do simbólico, e a construção e desenvolvimento do conceito de patrimônio cultural, abordando o tema sob a perspectiva pós-colonial; discuto também a construção do conceito de patrimônio cultural universitário e os processos de construção desse patrimônio, assim como a responsabilidade para com a preservação do patrimônio cultural das universidades; por fim abordo a construção das concepções de cultura e de patrimônio cultural no interior da Universidade Federal de Pernambuco e as concepções dos agentes sociais acerca das categorias cultura, patrimônio cultural e patrimônio cultural universitário, assim como exploro os modos pelos quais se deram os processos de legitimação dos diferentes agentes envolvidos no processo de formulação da política, e quais critérios de legitimação foram utilizados. As questões acima elencadas se mostraram reveladoras das relações de poder que se estabelecem na Universidade e do quanto podem influenciar em decisões como, no caso em tela, a formulação de uma política. O item Considerações Finais, onde explicitarei minhas considerações acerca do tema aqui estudado, será posteriormente elaborado.
Interno - 1798237 - ANTONIO EVALDO ALMEIDA BARROS
Interno - 406625 - ELIZABETH MARIA BESERRA COELHO